quarta-feira, 1 de abril de 2020

NOTÍCIAS DA IGREJA: CNBB

Dioceses cumprem mandado da CF 2020 para amenizar os impactos do Coronavírus


À luz da Campanha da Fraternidade 2020 cujo lema extraído do capítulo 10, 33-34, do Evangelho de Lucas é “viu, sentiu compaixão e cuidou” e o mandado maior é para o cuidado com a vida, dioceses organizam, em parceria com organizações da sociedade civil e do setor público, ações solidárias para mitigar os impactos do coronavírus na vida de populações vulneráveis e somar-se à corrente do bem que se espalha pelo Brasil afora.

Segundo o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, nesse tempo de dificuldade, quando o mundo enfrenta a pandemia do covid-19 e as pessoas são convocadas a permanecer em isolamento social, brotam no coração da Igreja inúmeros e belos exemplos de solidariedade.

Para dom Walmor nestes dias é louvável, especialmente, a ação caritativa dedicada aos pobres. “Tantas pessoas, a exemplo das que vivem nas ruas, têm como único amparo a mão dos nossos agentes de pastoral, cidadãos sensíveis, homens e mulheres de boa vontade. As nobres ações, de quem vê, sente compaixão e cuida, revelam a presença de Deus entre nós. Mesmo diante das crises, brilha a luz de Deus, o que nos dá certeza de que este tempo de dificuldade será superado”, afirmou.



Mais dioceses brasileiras suspendem missas com participação dos fiéis e investem na internet


Continuando as ações de prevenção ao novo Coronavírus e acatando as determinações de isolamento social, as dioceses brasileiras continuam suspendendo as missas com fiéis e dispensando-os do preceito dominical.

Em nossa última atualização, deste dia 25 de março, às 14h, contabilizamos 37 arquidioceses, 120 dioceses, 5 prelazias e a administração apostólica pessoal São João Maria Vianey que suspenderam as missas com público. Além da igreja Metropolita Católica Ucraniana.

Neste contexto, a indicação é acompanhar as celebrações transmitidas pelos meios de comunicação, como televisão, rádio e internet (Confira os horários das missas transmitidas pelas emissoras de TV de inspiração católica). Os bispos têm incentivado padres e agentes de Pastoral a, mesmo sem contato pessoal, reforçarem a proximidade com os fiéis.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril de 2020
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br