sábado, 1 de fevereiro de 2014

ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

AGOSTINIANOS RECOLETOS FAZEM CURSO DE RENOVAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro acolhe desde 12 de janeiro, com duração de quatro semanas, o Curso de Renovação para América, que reúne 35 Agostinianos Recoletos procedentes de Colômbia, Peru, Venezuela, Costa Rica, México e Brasil. Comunidade e fraternidade são os eixos centrais deste encontro formativo, que proporcionará aos religiosos a possibilidade de renovar suas ideias e sensibilidade a respeito da vida comunitária.

Ao menos a cada dez anos, a Ordem dos Agostinianos Recoletos convida a todos os religiosos a participar do chamado “Curso de Renovação”, um dos principais momentos de formação permanente. O Secretariado Geral de Formação organiza o curso por continentes (América, Europa e Ásia) para facilitar a participação dos religiosos. O objetivo deste encontro formativo especial de um mês de duração é fazer com que os religiosos “examinem o estado de seu espírito e de sua formação; revisem e renovem a consagração religiosa e sacerdotal, assim como seu espírito apostólico; e adquiram um conhecimento mais profundo da Ordem”.

O mote entre os Agostinianos Recoletos continua sendo o mesmo: “revitalização”. E isso se consegue por meio da formação permanente, tanto no dia a dia como através de atividades extraordinárias. Destas, a de maior significação é o Curso de Renovação, que a Ordem vem realizando desde há quase 40 anos.

Em tese, estes cursos de quatro semanas são realizados anualmente alternando os continentes Europa e América. Ásia segue um ritmo próprio. Contudo ultimamente coincidiram os três em pouco tempo: em julho último foi realizado em Roma o Curso para Europa; no próximo dia 27 de abril começará na cidade de Baguio nas Filipinas; e, entre 12 de janeiro e 8 de fevereiro, o Curso de Renovação organizado para todo o continente americano está sendo realizado no Rio de Janeiro.

Ao todo são 35 Agostinianos Recoletos que se reuniram na capital carioca procedentes de seis países diferentes: Colômbia, Peru, Venezuela, Costa Rica e México, além do Brasil. Mais da metade, um total de 20, reside no país anfitrião. Muito provavelmente esta seja a primeira vez que em uma atividade interprovincial da Ordem os de língua portuguesa tenha sido a maioria. À frente de todos eles, vindo desde Roma, representando o Governo Geral, está Pablo Panedas, conselheiro encarregado do Secretariado de Espiritualidade da Ordem.

Os frades da Província Santa Rita de Cássia (Brasil) que participam do curso são: Ademido Gomes, Afonso de Carvalho Garcia, Alcimar Fioresi, Antônio Leopoldo Sarroche Filho, Celso Moreira Júnior, Egisto Cansian, Fábio Freire Nôcal, Nicolás Pérez-Aradros Rubio, João Constantino Junqueira Netto, Marcus Vinícius Dorrigo Leite, Mário Aparecido, Pedro Olavo Queroz Macedo, Raimundo Nonato de Oliveira e Romualdo Martinucci.

O tema que move a reflexão e as atividades deste Curso é o correspondente ao ano 2014: a comunidade e fraternidade. Depois de uma primeira semana consagrada à prática dos exercícios espirituais, as palestras e dinâmicas seguintes se dirigirão a fundamentar e revitalizar esta realidade que constitui a essência da vida agostiniano-recoleta.

Em um clima de irmandade e intensa oração, sob a orientação de especialistas de dentro e de fora da Ordem, este compacto grupo de religiosos se dedicará, nestas quatro semanas, a renovar seus ideais e sensibilidade quanto à vida comunitária. No Rio de Janeiro acenderão uma chama que levarão de volta a suas casas para transmitir esse fogo a todas as comunidades do continente americano.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Fevereiro 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br