sexta-feira, 4 de julho de 2014

ACONTECE NA IGREJA

PAPA VIAJARÁ À COREIA: PROGRAMA DEFINIDO

Cidade do Vaticano - (RV) - A viagem apostólica do Papa Francisco à República da Coreia por ocasião da Jornada da Juventude Asiática acontece de 13 a 18 de agosto. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no dia 18 de junho o programa de viagem do Pontífice.

O Papa Francisco embarca no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 16 horas de 13 de agosto com destino a Seul. Chega à base aérea de Seul no dia seguinte às 10h30. Às 12h, o Santo Padre celebra uma missa privada na Nunciatura Apostólica. Às 15h45 haverá a cerimônia de boas-vindas nos jardins da “Blue House”, em Seul, e a visita de cortesia à Presidente da República, Park Geun-hye.

Às 16h30 está previsto um encontro com as autoridades no Salão Chungmu, no mesmo prédio, onde também haverá um discurso do Papa. Uma hora depois, Francisco encontrará os bispos coreanos na sede da Conferência Episcopal, onde fará seu pronunciamento. Na sexta-feira, dia 15 de agosto, às 8h45, o Papa celebrará a missa na Solenidade de Assunção, no estádio de Daejeon. Neste local, haverá também a oração do Ângelus. Papa Francisco vai jantar com os jovens no seminário maior e, logo após, de helicóptero, se desloca para o Santuário de Salmoe. Ali, encontrará os jovens da Ásia e depois retornará a Seul.

No sábado, dia 16 de agosto, visitará o Santuário dos Mártires de SeoSoMun e na sequência, presidirá a Santa Missa de Beatificação de Paul Ji-Chung e 123 campanheiros mártires na Porta de Gwanghwamum, em Seul, às 10h. De helicóptero, às 16h30, vai ao Centro de Recuperação de Deficientes, na “Houseof Hope” em Kkottongnae. Às 17h15 participa de encontro com a comunidade religiosa da Coréia no Training Center “Schoolof Love”, onde fará um discurso. Ainda na cidade de Kkottongnae, às 18h30, se encontrará com os líderes do apostolado laico, no Centro de Espiritualidade e, às 19h, retornará a Seul.

No domingo, 17 de agosto, o Papa Francisco vai visitar a cidade de Haemi. No Santuário de Haemi encontrará os bispos da Ásia, fará um discurso e depois almoçará com eles no refeitório do Santuário. Às 16h30, presidirá a Santa Missa conclusiva da sexta Jornada da Juventude Asiática no Castelo de Haemi e de helicóptero, vai novamente a Seul.

Na segunda-feira, dia 18 de agosto, às 9h, o Santo Padre celebra a Missa pela Paz e pela Reconciliação na Catedral de Myeong-dong. Às 12h45, haverá a cerimônia de despedida na Base Aérea de Seul e às 13h o início da viagem de volta a Roma Ciampino. O Papa Francisco deve chegar em Roma às 17h45.(EF)
Fonte: www.news.va

TWITTER @PONTIFEX_P
  • 28/06/2014Ser amigo de Deus significa rezar com simplicidade, como um filho fala com seus pais.
  • 27/06/2014Frente às dificuldades da vida, peçamos ao Senhor para permanecer firmes no jubiloso testemunho da nossa fé.
  • 26/06/2014A família é um elemento essencial para todo e qualquer progresso humano e social sustentável.
  • 24/06/2014
    Como gostaria de ver toda a gente com um trabalho decente! É uma realidade essencial para a dignidade humana.
  • 23/06/2014Rezemos pelas comunidades cristãs do Médio Oriente, para que continuem a viver na terra onde o cristianismo tem as suas origens
  • 20/06/2014Há tanta indiferença ao cruzar-se com o sofrimento. Esta indiferença deve ser combatida com actos concretos de caridade.
  • 19/06/2014Não há jamais motivo para perder a esperança. Jesus disse: «Eu estou convosco até ao fim do mundo».
  • 17/06/2014Às vezes descartamos os idosos, mas eles são um tesouro precioso: descartá-los, para além de ser injusto, é uma perda irreparável.
  • 16/06/2014Que o Senhor abençoe a família e a faça forte neste momento de crise.
  • 14/06/2014Corremos o risco de esquecer os sofrimentos que não nos tocam de perto. Reajamos, e rezemos pela paz na Síria!


REFLEXÃO DO PAPA EMÉRITO BENTO XVI

Santo Agostinho ajuda-nos a compreender a dinâmica da comunhão eucarística, quando faz referência a uma espécie de visão que teve, na qual Jesus lhe disse: «Eu sou o alimento dos fortes. Cresce e receber-me-ás. Tu não me transformarás em ti, como o alimento do corpo, mas és tu que serás transformado em mim» (Confissões VII, 10, 18).

Portanto, enquanto o alimento corporal é assimilado pelo nosso organismo e contribui para o seu sustento, no caso da Eucaristia trata-se de um Pão diferente: não somos nós que o assimilamos, mas é ele que nos assimila a si, de tal modo que nos tornamos conformes com Jesus Cristo, membros do seu corpo, um só com Ele. Esta passagem é decisiva.

Com efeito, precisamente porque é Cristo que, na comunhão eucarística, nos transforma em si, neste encontro a nossa individualidade é aberta, libertada do seu egocentrismo e inserida na Pessoa de Jesus, que por sua vez está imersa na comunhão trinitária. Assim a Eucaristia, enquanto nos une a Cristo, abre-nos também aos outros, tornando-nos membros uns dos outros: já não estamos divididos, mas somos um só nele.

A comunhão eucarística une-me à pessoa que está ao meu lado e com a qual, talvez, eu nem sequer tenho um bom relacionamento, mas também aos irmãos distantes, em todas as regiões do mundo. [...]

Não há nada de mágico no Cristianismo. Não existem atalhos, mas tudo passa através da lógica humilde e paciente do grão de trigo que se abre para dar dar vida, a lógica da fé que move as montanhas com a força mansa de Deus. Por isso, Deus quer continuar a renovar a humanidade, a história e o cosmos através desta cadeia de transformações, cujo sacramento é a Eucaristia. [...]

Sem ilusões, sem utopias ideológicas, nós caminhos pelas veredas do mundo, trazendo dentro de nós o Corpo do Senhor, como a Virgem Maria no mistério da Visitação. Com a humildade de saber que somos simples grãos de trigo, conservemos a certeza firme de que o amor de Deus, encarnado em Cristo, é mais forte que o mal, a violência e a morte.

Sabemos que Deus prepara para todos os homens céus novos e uma nova terra, onde reinam a paz e a justiça — e na fé entrevemos o mundo novo, que é a nossa verdadeira pátria.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br