segunda-feira, 6 de julho de 2015

CONHECENDO NOSSOS PAROQUIANOS


Neste mês de festa junina em nossa paróquia, vamos conhecer uma das famílias que fazem parte dos 140 voluntários que realizam tudo com tanto amor de dedicação, que este já foi mais um ano de sucesso de nossa festa e com recorde de público, graças a Deus!

O casal Maurício Ohtani e Kátia Fellipe Ohtani se conheceram na época do colégio, onde estudaram juntos entre 1976/1980 e se tornaram amigos. Começaram a faculdade e não se viram mais, até que Maurício resolveu ligar para ela, pois não se viam há alguns anos e ele tinha um tio que morava próximo a casa dela.

Depois da ligação(onde ela acertou de primeira quem lhe falava ao telefone) começaram a namorar. Se casaram no dia 01/07/1988, na Paróquia Divino Espírito Santo, na Rua Frei Caneca. Tiveram seu único filho, René, hoje com 24 anos.

Moraram na região da Pompéia por muitos anos e não freqüentavam igreja, mesmo Kátia sendo devota de Sto. Antônio.

Tudo ia bem na vida deles e do filho, mas uma crise no casamento os convenceu de que a separação(com tudo que se tem direito) era a melhor opção. Um tempo depois voltaram a conversar e um amigo os convidou para participar do ECC (Encontro de Casais com Cristo). A partir desse encontro reataram o relacionamento, se perdoaram, reinventaram o amor, recasaram e seguiram em frente, mais unidos e fortalecidos.

Em 2001 se mudaram para o nosso bairro, conheceram e começaram a freqüentar nossa paróquia e se engajaram em vários trabalhos onde eram solicitados: havia o extinto curso de Teologia para Leigos, que eles cursaram e Kátia foi coordenadora por muito tempo. Trabalharam vários na Pastoral do Dízimo, participaram do Conselho Administrativo na época do Frei Fábio Nôcal. Em 2006 Kátia começou também a trabalhar no Sopão.

Kátia, diante da necessidade em aprimorar-se e aprender mais sobre nossa religião a fim de ajudar mais pessoas com seu conhecimento, foi cursar a faculdade de Teologia no Instituto Pio XI de 2010 a 2013, tendo concluído o curso e apresentado seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com louvor e muitas parabenizações!

Hoje em dia Kátia é catequista do Crisma nas noites de terça-feira e ministra as aulas de Batismo sempre nas terceiras quintas feiras do mês. Sente que há além de uma carência, uma necessidade diante da falta que o curso de Teologia para Leigos faze em nossa paróquia, onde os fiéis poderiam sempre aprender um pouco mais. Como ela já acumula muitas funções na paróquia, faz um convite a quem se interessar em assumir a coordenação e levar adiante o projeto de retomada do curso, Kátia tem toda  a disposição e conhecimento para auxiliar nesse curso de grande valia para nossos paroquianos!

Os dois ajudam na quermesse: Kátia trabalha na barraca de cachorro quente e Maurício auxilia nas bebidas.

Depois de conhecermos um pouco esse fantástico e animado casal, temos também um furo de reportagem: Maurício percebeu que apesar de termos uma paróquia com freqüentadores relativamente bem sucedidos em termos econômicos, também nos deparamos com comunidades carentes ao nosso redor, bem como uma parte dos paroquianos na terceira idade e sem dispor de algum acesso a um curso de informática. Ele então conseguiu 30 computadores doados pela empresa em que trabalha, depois de conversar com nosso pároco Frei Egisto, seu projeto foi aprovado e segue em andamento, como a instalação elétrica em uma das salas da paróquia para posterior colocação dos equipamentos.

A intenção após a divulgação do curso e montagem das turmas(crianças, jovens, adultos, idosos) é que se iniciem os trabalhos em agosto. Para isso pedimos se houver também algum voluntário para ajudar a ministrar as aulas de informática, pode procurar o Maurício ou o Frei Egisto e será bem vindo neste projeto!

Vamos falar agora sobre uma pessoa que faz esse casal sorrir a toa e ficar com os olhos brilhando:René!

Este rapaz merece mais que um espaço neste artigo, merece mais que elogios de quem esteja lendo... Merece ser exemplo para os jovens da nossa comunidade: bom filho, bom cristão, estudioso. Quando René fazia o Ensino Médio lhe foi pedido pelo próprio Colégio Santa Clara onde estudava, que os alunos realizassem algum tipo de trabalho voluntário. Durante os 3 anos do colégio, René trabalhou com sua mãe no Sopão com muita disposição em ajudar. Só parou porque na faculdade o curso de Medicina lhe exigia muito estudo e dedicação. Em 2013, na JMJ (Jornada Mundial da Juventude) recepcionou e deu toda a atenção a um grupo de jovens vindos de Dubai que ficaram em nossa paróquia, onde seu domínio da língua inglesa facilitou a comunicação com eles. Na faculdade havia uma disciplina onde estudavam corpos humanos, cadáveres, René, muito religioso, se uniu a outros colegas também católicos e organizaram uma missa em intenção às almas desses corpos estudados com respeito, no primeiro e no segundo ano do curso. René se formou em 2013.

Perguntados sobre a importância da paróquia em suas vidas, Kátia diz que é sua segunda casa, se sentem tão bem aqui como se estivessem em sua casa. Para Maurício é o elo de ligação, faz a função da vida social com a profissional.

Mensagem de fé aos nossos paroquianos pelo casal:

Vivemos hoje imersos numa cultura hedonista, imediatista, sensual, competitiva, consumista que contamina a nós todos, principalmente os jovens. Esse momento exige um esforço maior de cada um de nós, católicos praticantes, discípulos missionários, em trazer nossos filhos, netos, sobrinhos, afilhados, para as missas, para a nossa comunidade cristã. É em comunidade que recebemos a nossa fé e consolidamos os valores cristãos. É em comunidade que nos fortalecemos e santificamos, recebendo os Sacramentos. É em comunidade que se pratica o primeiro de todos os mandamentos, o Amor, nas suas três dimensões: amar a Deus e ao próximo como a si mesmo (conf. Mc 12,13).


Queremos agradecer por tê-los conhecido um pouco mais, que Deus abençoe seus projetos em nossa paróquia e em sua vida pessoal. Nosso muito obrigado!


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br