terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ESPECIAL SOBRE O CAPÍTULO DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA

1) Mensagem do XVI Capítulo Provincial da Província Santa Rita de Cássia
 

Ordem dos Agostinianos Recoletos Província Santa Rita de Cássia

XVI / 16º Capítulo Provincial 

Revitalizar a comunidade com alegria! “Que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena” (Jo 15,11). É com este lema e com este desejo de Jesus que nós, religiosos capitulares, reunidos na casa do Instituto Jesus Maria José, em Franca, entre os dias 04 a 13 de novembro, queremos dar a conhecer à Igreja, à Ordem e às nossas comunidades nossa ação de graças pelas conquistas realizadas no quatriênio e nosso Projeto de Vida e Missão para os próximos anos.

São muitas as graças que o Senhor nos concedeu nestes quatro anos passados: a comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, que nos convidou a olhar para trás “e compreender o mundo contemporâneo e o modo como a Igreja se relaciona com ele, em permanente esforço de diálogo e comunhão[1]; o 54º Capítulo Geral, que nos chama a refletir sobre nossa identidade carismática num processo de revitalização e reestruturação; a celebração do Centenário do Breve “Religiosas Famílias”, que concedeu-nos o título de Ordem (2012), com a qual demos graças a Deus por este dom carismático à serviço da Igreja; a Jornada Mundial da Juventude (2013), ocorrida no Rio de Janeiro, que mostrou para o mundo a beleza de uma Igreja sempre jovem e aberta aos jovens; o Ano da Vida Consagrada (2015), com o qual o Papa Francisco nos convidou a “olhar para o passado com gratidão, a viver com paixão o presente e a abraçar com esperança o futuro[2];  o envio de missionários de nossa Província à Prelazia de Lábrea num esforço de colaborar com este território de Missão, que historicamente pertenceu a nós; o trabalho vocacional desenvolvido neste período, que nos faz ver a generosidade de Jesus Bom Pastor que continua chamando seus discípulos; a prioridade na ação pastoral com os jovens, sobretudo na implantação das comunidades JAR; a criação da equipe de comunicação, que dedica esforços utilizando-se da tecnologia para que sejamos sinais do Reino de Deus hoje; o empenho e dedicação daqueles frades que trabalham na formação inicial de nossos Seminários; todo o apostolado ministerial e missionário desenvolvido em nossas Paróquias.

Renovar a vocação agostiniana recoleta e revitalizar, com alegria, nossas comunidades para sermos presença evangélica em nossos ministérios”. É com esse objetivo geral do XVI Capítulo Provincial que queremos viver o próximo quatriênio. O Projeto Provincial de Vida e Missão é o programa que nos ajudará a viver nesse período de grandes perspectivas para a Igreja e a Ordem. O Papa Francisco nos convida e viver o Ano Santo da Misericórdia (2016), a fim de que o mundo reconheça que “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai[3].

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, que deseja despertar-nos para nossa responsabilidade com o planeta, com o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”. Nossa esperança se volta ao 55º Capítulo Geral de 2016, momento em que a Ordem refletirá sobre nossa revitalização e sua estrutura. Que seja um tempo de graça para toda a Ordem e nos traga novo ardor carismático. Sobre a raiz de nossa vocação e da vida fraterna em comunidade queremos seguir Jesus Cristo, servindo a Igreja com nossa identidade carismática. A comunidade deve ser para nós o “território sagrado”, onde vivemos nossa consagração religiosa na oração e a serviço da evangelização.

Certos de que a revitalização da Ordem Agostiniana Recoleta se faz a partir da vivência autêntica e alegre da vocação na vida em comunidade, pela intercessão de Nossa Senhora da Consolação, de N. P. Santo Agostinho, de Santa Rita de Cássia e de todos os Santos Agostinianos, colocamos nosso Projeto de Vida e Missão nas mãos de Deus.

[1] As janelas do Vaticano II – A Igreja em diálogo com o mundo.
[2] Carta Apostólica às pessoas consagradas, 21/11/2014.
[3] Misericordiae Vultus, 11/04/2015


2) Frei Nicolás é eleito prior provincial para os próximos 4 anos da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

XVI / 16º Capítulo Provincial

No dia 12 de novembro de 2015 os padres capitulares do XVI Capítulo Provincial da Província Santa Rita de Cássia elegeram frei Nicolás Pérez-Aradros Rubio Prior Provincial.

3) CONSELHO PROVINCIAL

Os religiosos capitulares escolheram os quatro frades que compõem o Conselho Provincial. São eles: 1º Conselheiro: Frei Afonso de Carvalho Garcia; 2º Conselheiro: Frei Mário Aparecido; 3º Conselheiro: Frei Agostinho Morosini; 4º Conselheiro: Frei Ademildo Gomes. Frei Sérgio Peres de Paula foi escolhido como delegado ao 55º Capítulo Geral da Ordem que acontecerá em 2016 na Cidade Eterna, Roma.
Frei Ademildo, Frei Mário, Frei Nicolás, Frei Miguel Miró Miró (Prior Geral),
Frei Afonso e Frei Agostinho.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia
http://www.pnslourdes.com.br