domingo, 3 de janeiro de 2016

REFLEXÕES PARA ESTE ANO DE 2016 NA IGREJA

REFLEXÕES PARA ESTE ANO DE 2016
A Igreja Católica em 2016
Liturgia: ANO C- EVANGELHO DE SÃO LUCAS
O ano da graça do Senhor de 2016- ANO C- faz ressoar o Evangelho de São Lucas. Nas Comunidades, ecoará a presença misericordiosa do nosso Deus. A salvação é para todos, para todas as nações (cf Lc 2,29-32). Os que recebem o dom da fé, recebem o perdão e a salvação(...) Jesus no Evangelho de Lucas é a imagem do Fiel, modelo de caminhada, homem de oração, da misericórdia revelada nos inúmeros encontros e parábolas. Ele é apresentado como Profeta por excelência, o novo Elias, o porta-voz credenciado do Altíssimo: “Este é meu Filho, o Eleito. Escutai-o”(Lc 9,35).[Cf. Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil- Ano C- São Lucas. Apresentação de D. Leonardo Ulrich Steiner-Secretário Geral da CNBB].Para conhecer mais sobre o Evangelho de São Lucas, acesse www.pnslourdes.com.br/formabi_evsaolucas.htm
Ano Santo Extraordinário da Misericórdia
No ano do Evangelho da misericórdia, celebramos o Ano da Misericórdia convocado pelo Santo Padre Francisco. O lema do Ano Santo, “Misericordiosos como o Pai”(cf. Lc 6,36), é um programa de vida desafiador, rico de alegria e de paz. O Ano Santo traz consigo a riqueza da missão de Jesus que ressoa nas palavras do Profeta Isaías: levar uma palavra e um gesto de consolação aos pobres, anunciar a libertação a quantos são prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea, devolver a vista a quem já não consegue ver, porque vive curvado sobre si mesmo, e restituir dignidade àqueles que foram descartados. “Quem se dedica a obras de misericórdia, faça-o com alegria”(Rm 12,8). A escuta da Palavra de Deus nos despertará para a misericórdia.
A CF 2016: Casa Comum, nossa Responsabilidade é tema da CF 2016
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) publicou o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica  (CFE) de 2016,  que será realizada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de debater com a sociedade questões do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.
O tema escolhido para a reflexão é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, “Laudato Si”.
Jornada Mundial da Juventude(JMJ)
De 24 a 31 de julho, dentro do Ano da Misericórdia nossa atenção se volta para Cracóvia(Polônia), lugar escolhido pelo Papa Francisco para reunir os jovens do mundo inteiro na 31ª JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE(JMJ), cidade das revelações da Divina Misericórdia a Santa Faustina. Por isso, o lema é inspirador: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”( Mt 5,7).
Congresso Eucarístico Nacional em Belém (PA)

Este ano também será marcado no Brasil pelo Congresso Nacional de Belém, Pará, de 14 a 21 de agosto próximo.