quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ENTREVISTA DO MÊS DE SETEMBRO






A família que conheceremos nesta edição, é muito alegre, estão sempre dispostos a ajudar e são muito felizes. São o casal José Antônio Martins da Silva Neto e Alzira Coelho Martins  da Silva.

Seu Toninho (como é conhecido por nós e por todos) nasceu na Vila Leopoldina e na juventude já era congregado mariano na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Alzira, filha de portugueses nasceu no nosso bairro e morava na frente da nossa paróquia, na rua Paulo Franco. Frequentava a Paróquia Nossa Senhora de Fátima também. Começou a frequentar nossa paróquia na época do Frei Rosalvo e ela era Filha de Maria.

Os pais dela não eram de frequentar a Igreja, mas faziam questão de mandar os sete filhos (2 homens e 5 mulheres) todos os domingos na missa. Toninho tinha o costume de levar a mãe na missa das seis da manhã, aos domingos. Nessa época era normal o costume de jejuar após a meia noite do sábado, para comungar na missa no domingo cedo.  Como passava muitas horas de jejum, era costume que desmaiasse durante a missa por estar fraco. De vez em quando, Toninho ia na missa das 9 da manhã.

Toninho e Alzira se conheceram na nossa tradicional quermesse, em 1965, quando Alzira trabalhava na barraca do rolete, e Toninho estava com os amigos na festa. Começaram a namorar em 1966, e casaram-se em 16/05/1970, em cerimônia presidida por Frei Rosalvo.

Foram morar na Vila Leopoldina. Em novembro de 1971 nasceu o primeiro filho do casal, o Marco Antônio que já foi entrevistado em maio de 2015.

Quando eles foram fazer o Encontro de Casais, na Pompéia, Marco Antônio tinha 5 meses. Logo depois, começaram a trabalhar na Equipe de Batismo. Montaram o Curso de Batismo para vários lugares do setor da Lapa, inclusive aqui na Paróquia, onde começaram a trabalhar e não pararam mais!

Em dezembro de 1973, nasceu o segundo filho do casal, o Marcelo José. No ano de 1977, mudaram-se para Osasco, onde moram até hoje.

Em fevereiro de 1982, nasceu o terceiro filho do casal, Maurício  José. Os três filhos foram batizados e se casaram em nossa paróquia.

Marco Antônio é pai de Maria Clara, 13 anos e Ana Luísa, 9 anos. Marcelo é pai das gêmeas Mariana e Letícia, com 12 anos. Maurício é pai de Bernardo, 2 anos, e aguarda para janeiro a chegada do Benjamim.

Toninho e Alzira trabalham na quermesse, trabalharam com a Crisma por 9 anos.

Em 1993, na missa inaugural da nova Igreja, organizaram a procissão. Em 1999, foram convidados pelos Freis Afonso e Toninho a participar da FRASAR, onde na época, Toninho já era Ministro da Eucaristia.

Atualmente, além da FRASAR, Alzira é Ministra da Eucaristia. Toninho participa da FRASAR, também é Ministro da Eucaristia e recolhe doações para o Sopão. É Ministro da Eucaristia na Comunidade São Francisco de Assis, na Nova Osasco, onde moram. Lá ele leva a comunhão para cinco doentes todos os doentes. Possui uma licença especial do Bispo para exercer o ministério nos dois locais.

Significado da Paróquia em suas vidas:

É respondido com uma pergunta: no caminho de Osasco até aqui, por quantas paróquias eles passam?  Aqui são bem acolhidos, bem recebidos, se sentem muito bem, são amigos de todos, é como uma extensão de sua família. Têm amigos de uma vida inteira.

Mensagem de fé do casal aos leitores:

Estamos sendo observados o tempo todo. É importante que todo cristão participe dos grupos e pastorais da Igreja, porque aflora a amizade e a solidariedade. Temos a Religião, a fé como parte do nosso corpo, da nossa vida, do nosso ser. Faz a ligação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Um exemplo breve é a história de uma senhora muito doente, que vivia numa cadeira de rodas e sonhava em receber o Corpo de Cristo em casa, pois era impossibilitada pela doença de ir à Igreja. Passou um certo tempo até que finalmente Toninho foi levar a comunhão para ela, que ficou muito feliz, ao receber a Hóstia Sagrada. No dia seguinte, Toninho recebeu a ligação da família de que ela havia falecido...


O que dizer diante de tanta sabedoria e humildade? Obrigado por tudo que tem feito em nossa Comunidade, e o agradecimento se estende a toda sua família, que tanto nos ajudam na Paróquia. Deus os abençoe imensamente!


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Setembro de 2016Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval NevesResponsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SPSite da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br