quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PROJETO DE VIDA E MISSÃO

PROJETO DE VIDA E MISSÃO DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA (Continuação)


- Realizar, na medida do possível, o retiro anual em conjunto com as demais províncias em dois grupos com datas diferentes.

- Promover um encontro das Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas e convidar as demais províncias do Brasil (no quatriênio seriam dois encontros regionais e dois nacionais).

- Realizar encontros com os Priores locais e Párocos para animá-los no serviço da comunidade e orientá-los no desempenho de suas atribuições.

- Revisar o Projeto de Vida e Missão da comunidade e apresentá-lo ao Prior Provincial e seu Conselho para ser aprovado.

- Avaliar o cumprimento do Projeto de Vida e Missão da comunidade e registrar devidamente em ata.

- Celebrar em todas as comunidades o Dia das Missões de Lábrea no primeiro domingo de outubro. Para isso, deve-se providenciar materiais pertinentes às missões. Fazer uma coleta destinada às missões de Lábrea.

- Fazer o calendário anual paroquial, incluindo as datas das reuniões dos grupos e movimentos agostinianos recoletos e das celebrações próprias da Ordem.

- Visitar e animar o SAV das paróquias, avaliando o trabalho realizado.

- Visitar as comunidades religiosas visando fomentar a cultura vocacional.

- Realizar anualmente o Curso de Férias para todos os formandos de Filosofia e Teologia, tendo como finalidade a convivência entre formandos, a formação própria e a experiência de trabalho comunitário.

- Promover Semanas de Formação Própria e de Espiritualidade OAR em São Paulo, com especialistas da Ordem e/ou outros.

- A cada 2 anos, promover reunião dos promotores e orientadores vocacionais locais.

- Realizar nas casas de formação atividades para promover o espírito missionário nos formandos.

- Elaborar, anualmente, o programa de Formação Permanente da Província em consonância com o Programa da Ordem logo que for publicado.

- Todos os religiosos podem desfrutar de um mês de férias anual. Cada religioso de voto solene receberá três salários mínimos para suas férias. O religioso de votos simples receberá dois salários mínimos vigentes. O valor da passagem será dado conforme cada caso.

- Investir na Biblioteca da Capelinha com orçamento próprio e estudar a possibilidade de contratação de um bibliotecário profissional.

- Estabelecer as prioridades e um cronograma de reforma do Seminário Teológico Santa Mônica.

- Ao final de cada ano os secretariados, Conselho de Economia e Equipe de Comunicação, enviem à Cúria Provincial os relatórios das atividades desenvolvidas durante o ano.

- Janeiro de 2016: A Equipe de Comunicação assuma a confecção e publicação do Boletim Oficial e da revista Mensageiro de Santa Rita.

- Janeiro de 2016: O escritório da Equipe de Comunicação seja onde funciona a revista Mensageiro de Santa Rita.

- Fevereiro de 2016: Estabelecer orientações precisas para o Ano de Integração Comunitária e Pastoral.

- 1º trimestre de 2016: Nomear um frade responsável pela JAR para cada região (ES/RJ e SP/MG).

- 1º trimestre de 2016: Nomear um frade responsável pela JAR para cada comunidade.

- Julho de 2016: Propor acordo de colaboração com a Província de São Nicolau para o intercâmbio de religiosos com a Missão de Lábrea.

- Julho de 2016: Nas casas cujo patrimônio é da Província, após estudo e orientação profissional, se for necessário, constitua-se um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de filial e faça-se a prestação de contas à comunidade local e à Cúria Provincial.

- Julho de 2016: Elaborar um Plano Provincial de Ação Missionária, que contemple a formação inicial, as missões paroquiais e o apoio à Missão de Lábrea. Enviá-lo às casas da Província. (Cf. 3.E.3PVM-OAR).

- Julho de 2016: Criar o Serviço de Animação Vocacional (SAV) nas paróquias onde não houver.

- Julho de 2016: Elaborar os Programas de Formação Própria (conteúdo, método, modalidade, meios, bibliografia...), em consonância com o Programa da Ordem.

- Julho de 2016: Concluir a elaboração do Regimento Interno de Formação do Seminário Teológico Santa Mônica.

- Setembro de 2016: Elaborar as Diretrizes do Apostolado Paroquial Agostiniano Recoleto na Província.

- 2º semestre de 2016: Promover um encontro regional (ES/RJ e SP) para lideranças dos diversos grupos de jovens.

- Novembro de 2016: Promover um encontro regional (ES/RJ e SP) para frades e agentes de pastoral para estudo do Plano Provincial de Ação Missionária e das Diretrizes do Apostolado Agostiniano Recoleto.

- Dezembro de 2016: Retomar o estudo dos contratos de nossas paróquias com as Dioceses e dar uma resposta sobre a conveniência ou não de realizar os mesmos conforme cada caso, após consulta a um canonista.

- Dezembro de 2016: Estabelecer passos e prazos com o Bispo diocesano de Franca para entrega da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

- Dezembro de 2016: Estudar a possibilidade de abrir o processo de reconhecimento das virtudes heróicas de frei Santos Ramírez.

- Janeiro de 2017: Dedicar a Assembleia Provincial do ano 2017 ao estudo das determinações do 55º Capítulo Geral.

- 1º semestre de 2017: Concluir o Plano Provincial de Ação Missionária e as Diretrizes do Apostolado Agostiniano Recoleto na reunião dos Priores.

- Primeiro semestre de 2017: Aprovar o Plano Provincial de Ação Missionária e as Diretrizes do Apostolado Agostiniano Recoleto para sua aplicação imediata nas Paróquias.

- 2º semestre de 2017: Promover encontros regionais (ES/RJ e SP/MG) para as JAR.

- 1º semestre de 2018: Promover um encontro para os frades responsáveis pelas JAR’s

- 2º semestre de 2018: Promover um encontro provincial para as JAR.

- Dezembro de 2018: Realizar e/ou atualizar o inventário de todos os bens de cada residência de propriedade da Província. Elaborar um modelo e orientações adequadas.

- Julho de 2019: O Capítulo Provincial determina que sejam quatorze (14) os delegados eleitos ao próximo Capítulo Provincial, assim distribuídos: cinco (05) pelos ministérios do Estado do Espírito Santo e da cidade do Rio de Janeiro; cinco (05) pelos ministérios do Estado de São Paulo e quatro (04) pelos formadores e promotores vocacionais.

- Julho de 2019: O Prior Provincial faça uma consulta aos religiosos que gozam de voz ativa, segundo o n. 388 do Código Adicional para que o Capítulo Provincial determine qual será a formula de eleição do próximo Prior Provincial.

- 2º semestre de 2019: Promover encontros regionais (ES/RJ e SP/MG) para as JAR.


- Janeiro de 2020: próximo Capítulo Provincial.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br