sábado, 5 de novembro de 2016

PROJETO DE VIDA E MISSÃO

Projeto de Vida e Missão 2015 — 2019 Província Santa Rita de Cássia (Continuação)

5.- RESPONSABILIDADES
- Realizar encontros com os Priores locais e Párocos para animá-los no serviço da comunidade e orientá-los no desempenho de suas atribuições.
- Aprovar o Plano Provincial de Ação Missionária e as Diretrizes do Apostolado Agostiniano Recoleto para sua aplicação imediata nas Paróquias.
- Incluir a data do dia 19 de todo mês no calendário provincial para rezar pelas missões OAR.
- Propor acordo de colaboração com a Província de São Nicolau para o intercâmbio de religiosos com a Missão de Lábrea.
- Nomear um frade responsável pela JAR para cada região (ES/RJ e SP/MG).
- Nomear um frade responsável pela JAR para cada comunidade.
- Manter liberados os promotores vocacionais das regiões São Paulo e Espírito Santo/Rio de Janeiro.
- Empenhar-se na consolidação da equipe vocacional interprovincial no Brasil (auxiliado pelos promotores vocacionais).
- Constituir as equipes de formação com, pelo menos, três religiosos. O mestre tenha dedicação em tempo integral.
- Os mestres disponham de uma preparação adequada para o acompanhamento pessoal, com cursos correspondentes.
- Estudar as prioridades da Província no que corresponde a formação específica de religiosos.
- Destinar dois religiosos para fazer especialização em Filosofia, tendo em vista a qualificação do Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF).
- Continuar investindo na formação para a Pastoral Vocacional e Juvenil.
- Nenhum religioso tem direito de possuir conta bancária em nome próprio, exceto a conta aposentadoria. Caso seja necessário, a conta será aberta em conjunto com outro religioso e com autorização do Prior Provincial por escrito.
- Nas casas cujo patrimônio é da Província, após estudo e orientação profissional, se for necessário, constitua-se um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de filial e faça-se a prestação de contas à comunidade local e à Cúria Provincial.
- O Ecônomo Provincial não exerça a função de pároco para melhor ajudar nas diversas necessidades que dizem respeito à economia da Província.
- Retomar o estudo dos contratos de nossas paróquias com as Dioceses e dar uma resposta sobre a conveniência ou não de realizar os mesmos conforme cada caso, após consulta a um canonista (junto com o ecônomo provincial e os respectivos párocos).
- O próximo Capítulo Provincial seja celebrado em janeiro de 2020.
- O Capítulo Provincial designa a casa de São José, em Ribeirão Preto, como sede da Província.

- A Equipe de Comunicação seja constituída pelos responsáveis dos veículos de comunicação da Província (Boletim Oficial, Mensageiro de Santa Rita. Site, Blog, Mídias sociais, Boletins de notícias...) e pelo secretário provincial.
- A Equipe de Comunicação assuma a confecção e publicação do Boletim Oficial e da revista Mensageiro de Santa Rita.
- O escritório da Equipe de Comunicação seja onde funciona a revista Mensageiro de Santa Rita.
- Estabelecer passos e prazos com o Bispo diocesano de Franca para entrega da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

- Os Secretariados e órgãos de serviços da Província ficam assim constituídos:
Secretariado de Animação Vocacional e Formação Inicial, Secretariado de Espiritualidade e Formação Permanente. Secretariado de Apostolado e Pastoral da Juventude, Conselho de Economia e Equipe de Comunicação.
- O Prior Provincial e seu Conselho elaborem uma ficha relatório para que os secretariados, Conselho de Economia e Equipe de Comunicação, registrem as atividades mais relevantes durante o ano.
- Dedicar a Assembleia Provincial do ano 2017 ao estudo das determinações do 55º Capítulo Geral.
- Estudar a possibilidade de abrir o processo de reconhecimento das virtudes heroicas de frei Santos Ramírez.
- O Capítulo Provincial determina que sejam quatorze (14) os delegados eleitos ao próximo Capítulo Provincial, assim distribuídos: cinco (05) pelos ministérios do Estado do Espírito Santo e da cidade do Rio de Janeiro; cinco (05) pelos ministérios do Estado de São Paulo e quatro (04) pelos formadores e promotores vocacionais.
- O Prior Provincial faça uma consulta aos religiosos que gozam de voz ativa, segundo o n. 388 do Código Adicional para que o Capítulo Provincial determine qual será a formula de eleição do próximo Prior Provincial.

- Vender os imóveis que não tem retorno e nenhuma perspectiva econômica. Aplicar o dinheiro adquirindo imóveis preferencialmente na planta.
- Fazer auditoria na Associação Agostiniana Recoleta de Beneficência e Educação (AAR-BE); após cada Capítulo Provincial.

Secretário provincial
- Atualizar a base de dados da Província em consonância com a Ordem

- Todas as paróquias sob a responsabilidade da Província colaborem mensalmente com os Seminários de Filosofia e Teologia. O Ecônomo Provincial e o Pároco, se for preciso, conversem com o Bispo diocesano e o Conselho Administrativo Paroquial; determine-se o valor que será depositado numa conta expressamente dedicada a esta finalidade.
- Nas casas cujo patrimônio é da Província, após estudo e orientação profissional, se for necessário, constitua-se um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de filial e faça-se a prestação de contas à comunidade local e à cúria provincial.
- Realizar e/ou atualizar o inventário de todos os bens de cada residência de propriedade da Província. Elaborar um modelo e orientações adequadas. (Fazer isto junto com o Conselho de economia)
- Estabelecer as prioridades e um cronograma de reforma do Seminário Teológico Santa Mônica (junto com o prior da comunidade).
- Retomar o estudo dos contratos de nossas paróquias com as Dioceses e dar uma resposta sobre a conveniência ou não de realizar os mesmos conforme cada caso, após consulta a um canonista (junto com o prior provincial e os respectivos párocos)
- Ao final de cada ano o Presidente do Conselho de Economia envie à Cúria Provincial o relatório das atividades desenvolvidas durante o ano.

Presidente do Secretariado de Espiritualidade

- Nomear uma equipe em cada região para organizar e animar os retiros mensais.


- Realizar, na medida do possível, o retiro anual em conjunto com as demais províncias em dois grupos com datas diferentes.
- Promover dois encontros regionais e dois nacionais das Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas e convidar as demais províncias do Brasil.
- Elaborar, anualmente, o programa de Formação Permanente da Província em consonância com o Programa da Ordem logo que for publicado.
- Realizar encontros de frades por gerações, em três etapas (uma etapa por ano), conforme o tempo de profissão solene: 1) até 10 anos, 2) de 11 a 30 anos e 3) acima de 30 anos.
- Ao final de cada ano o Presidente do Secretariado envie à Cúria Provincial o relatório das atividades desenvolvidas durante o ano.

Presidente do Secretariado de Apostolado

- Elaborar um Plano Provincial de Ação Missionária, que contemple a formação inicial, as missões paroquiais e o apoio à Missão de Lábrea. Enviá-lo às casas da Província. (Cf. 3.E.3 PVM-OAR).
- Promover um encontro regional (ES/RJ e SP) para frades e agentes de pastoral para estudo do Plano Provincial de Ação Missionária e das Diretrizes do Apostolado Agostiniano Recoleto.
- Concluir o Plano Provincial de Ação Missionária e as Diretrizes do Apostolado Agostiniano Recoleto na reunião dos Priores.
- Celebrar em todas as comunidades o Dia das Missões de Lábrea no primeiro domingo de outubro. Para isso, deve-se providenciar materiais pertinentes às missões. Fazer uma co-leta destinada às missões de Lábrea (juntamente com os párocos).
- Elaborar as Diretrizes do Apostolado Paroquial Agostiniano Recoleto na Província.
- Promover um encontro regional (ES/RJ e SP) para lideranças dos diversos grupos de jovens.
- Promover dois encontros regionais (ES/RJ e SP/MG) para as JAR.
- Promover um encontro provincial para as JAR.
- Promover um encontro para os frades responsáveis pelas JAR’s.
- Pedir e manter, na medida do possível, religiosos preparados para dar continuidade no serviço que lhes foi encomendado.
- Ao final de cada ano o Presidente do Secretariado envie à Cúria Provincial o relatório das atividades desenvolvidas durante o ano.

Presidente do Secretariado de Formação

- Realizar anualmente o Curso de Férias para todos os formandos de Filosofia e Teologia, tendo como finalidade a convivência entre formandos, a formação própria e a experiência de trabalho comunitário.
- Promover Semanas de Formação Própria e de Espiritualidade OAR em São Paulo, com especialistas da Ordem e/ou outros.
- Estabelecer orientações precisas para o Ano de Integração Comunitária e Pastoral.
- Ao final de cada ano o Presidente do Secretariado envie à Cúria Provincial o relatório das atividades desenvolvidas durante o ano.

Equipe de Formação
- Aplicar o Itinerário Formativo Agostiniano Recoleto (IFAR) em todo o processo formativo.
- Concluir a elaboração do Regimento Interno de Formação do Seminário Teológico Santa Mônica (Equipe de Formação do Teologado).

- Os estudos teológicos sejam concluídos com a obtenção, ao menos, do título de Bacharel em Teologia (Mestre de professos).


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Novembro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br