domingo, 1 de outubro de 2017

NOTÍCIAS DA IGREJA: CNBB

IGREJA NO BRASIL DÁ INÍCIO AO MÊS MISSIONÁRIO: “A ALEGRIA DO EVANGELHO PARA UMA IGREJA EM SAÍDA”


“A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, este é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária de 2017 que será trabalhada durante todo o mês de outubro. A inspiração vem do convite do papa Francisco na Evangelii Gaudium para uma “nova etapa evangelizadora marcada pela alegria” (EG,1).

O Mês das Missões é um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias. A coleta no Dia Mundial das Missões – instituído pelo papa Pio XI em 1926, que ocorre sempre penúltimo final de semana de outubro, este ano será nos dias 21 e 22.



CONSELHO MISSIONÁRIO SE REÚNE COM PESSOAS INTERESSADAS EM PARTICIPAR DA MISSÃO


O Conselho Missionário do Regional (Comire) do Sul 1 da CNBB apresentou os projetos de cooperação missionária à Amazônia e África. Com este objetivo a coordenação do Comire esteve reunida na manhã da última segunda-feira, dia 11, na sede da OCM em São Paulo, com novos missionários e representantes  da coordenação.

No encontro os interessados receberam as orientações e puderam ter o primeiro contato através de informações, imagens, vídeos onde os missionários mantidos pelo projeto atuam na Amazônia e em Pemba, localizado ao norte de Moçambique.

Na ocasião, foram coletados dados das pessoas interessadas em participar de um dos projetos apresentados e elaborados um calendário das reuniões e dos encontros formativos.

O encontro contou com a presença do bispo referencial da Comissão para a Ação Missionária e cooperação interclesial, dom José Luiz Bertanha, o secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, padre João Carlos Deschamps de Almeida. Participaram, além dos novos missionários, a coordenadora do Comire, Maria de Fátima da Silva, membros da equipe de coordenação do conselho missionário, padres José Eugenio e Everton Aparecido da Silva, assessor e padre José Estela da OCM, que também faz parte da equipe de coordenação.

“Acredito que com este encontro demos um passo importante na formação, que juntamente com o Comire, pretende acompanhar, de forma articulada esses novos missionários”, avalia padre José Eugenio.

Na oportunidade foi apresentado o novo folder da Amazônia e África. A publicação foi recentemente criada e tem como objetivo divulgar os projetos de cooperação missionária à Amazônia e África, mantidos pelo Regional Sul 1 da CNBB.

A expectativa é que ainda no próximo ano começam a ser enviados novos missionários  a região da Amazônia e África.



ASSASSINATOS DE DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL MOTIVA DENÚNCIA À ONU


Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que demonstram uma tendência de aumento de assassinatos de lideranças e defensores de direitos humanos, como os de  2016, que registrou o maior número nos últimos 32 anos, com a morte de 66 pessoas motivaram o envio à Organizações das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) de um informe/denúncia pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDDH).

No documento, que detalha a violência sofrida por essas pessoas, o comitê pede que os organismos internacionais solicitem informações ao Estado brasileiro sobre a proteção dos defensores de direitos humanos no país. Até agosto de 2017, foram registradas 59 mortes de defensores de direitos humanos no Brasil.

O pedido de auxílio foi anunciado, dia 13 durante o encontro Fronteiras de Luta – Seminário Nacional sobre Proteção a Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, realizado pelo CBDDDH, em Brasília.

 

MENSAGEM FINAL DO 4º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL ECOA REFRÃO: “TUDO COM MISSÃO, NADA SEM MISSÃO”.


"O missionário só cumpre autenticamente a missão se caminhar junto com outros missionários, vencendo a tentação do monopólio da Boa Nova, reconhecendo a riqueza da unidade na diversidade e ultrapassando os estreitos limites da Igreja particular para lançar-se ao mundo".




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br