domingo, 1 de julho de 2018

PASTORAL DA EVANGELIZAÇÃO

CONHECENDO MAIS UMA PASTORAL DE NOSSA PARÓQUIA

PASTORAL DA EVANGELIZAÇÃO

“A atual consciência missionária interpela os católicos a irem ao encontro das pessoas, famílias, comunidades e povos, para lhes comunicar e compartilhar o dom da fé, no encontro com Cristo. Estamos num tempo de urgente saída ”em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não têm a última palavra”, um tempo de esquecer o que ficou para trás e correr em busca d´Aquele que já nos alcançou (cf. Fl 3,12-14), um tempo que deve levar a uma forte comoção missionária” (DGAE 2011-2015, n.31).

Grande valor e importância tem o testemunho! “A própria comunidade cristã precisa ser, ela mesma, anúncio, pois o mensageiro é também mensagem” (n.76). Daí a necessidade de valorizar a responsabilidade pessoal. As instituições e tradições são julgadas com base na ação dos indivíduos, por aquilo que sentem, pensam e fazem.

Além disso, é necessário que todas as estruturas pastorais estejam fortemente marcadas pela “consciência missionária” (DAp n. 365) que, sem desprezar o rico patrimônio de fé e religiosidade da vida das comunidades, leve a novas iniciativas e maior criatividade no anúncio e na transmissão da fé.

A dimensão missionária não é, portanto, mais uma realidade a ser trabalhada, mas é a exigência que deve estar presente em tudo o que se faz. As iniciativas, preocupações e programas pastorais devem estar impregnados pelo anseio e o compromisso de anunciar Jesus Cristo!

Nossa paróquia conta com vários grupos de evangelização ou grupos de rua, cujo objetivo é reunir as famílias para a oração do terço, reflexão e meditação da Sagrada Escritura, novenas e outros temas da vida cristã.

Geralmente se reúnem uma vez por semana à noite e possuem um coordenador que tem a função de animar e motivar as mesmas famílias.

Estes grupos são momentos fortes de espiritualidade, no qual cada membro tem a oportunidade manifestar suas idéias, pedir a Deus por suas necessidades e também agradecer por inúmeras graças recebidas.


Assim todos crescem na fé e fortalecem os vínculos de comunhão fraterna.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br