quarta-feira, 1 de agosto de 2018

CATEQUESE


Agosto é o mês das Vocações. E esse é um tema muito importante na Catequese. É necessário trabalhar o tema da vocação para despertar nos catequizandos o vínculo indestrutível entre eles e Deus.

Assim, decidimos preparar uma dinâmica para ser aplicada no encontro de Catequese, quando o tema for Vocação. Além disso, ela também pode ser aplicada no início da Catequese, para acolher os catequizandos, mostrando a eles que estão ali porque foram chamados por Jesus para seguirem os seus passos.

Dinâmica “A Vocação”

Cada catequizando recebe uma etiqueta colante na qual vai escrever seu nome em letra de forma. Depois o catequista gruda essas etiquetas no alto das costas de cada um. Colocar o grupo em círculo, de costas para o centro. Todos devem estar com os olhos fechados. Começa a tocar uma música de vocação. Ex: “O Senhor necessitou de braços”, ou “Vem, eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai”, ou “Antes que te formasses dentro do ventre de sua mãe” Enquanto a música toca, o/a catequista circula no centro, por trás dos catequizandos e aproxima-se de um catequizando e lhe diz ao ouvido: ....(nome), vem e segue-me! O catequizando chamado abre os olhos e vai para o centro, seguindo o/a catequista. O catequista continua a andar e escolhe outro para chamar, sempre repetindo o nome do catequizando e as palavras “vem e segue-me” em voz baixa, no ouvido de cada um que é chamado. Depois que todos foram chamados, o/a catequista pede que voltem a seus lugares, e a música para. Então pergunta-se a eles o que sentiram com esse chamado. Em seguida, o/a catequista lê o Evangelho de Mateus, capítulo 4,18-22 e capítulo 9, 9-10. Ao terminar a leitura do Evangelho, pergunta aos catequizandos qual a relação entre o Evangelho que leu e a dinâmica que fizeram. O catequista dá tempo para que todos falem. Concluindo, o/a catequista fala sobre “Vocação” (o texto “Vocação” abaixo).
Autora da dinâmica: Maria Aparecida de Cicco

VOCAÇÃO!

Vocação é o chamado que recebemos. Se nós existimos foi porque Deus quis, Ele nos escolheu por amor e nos chamou à vida antes mesmo que fôssemos semeados no ventre materno.

Cada ser humano é criatura de Deus, amada e convidada por Ele ao banquete da vida. Essa é nossa primeira vocação, o primeiro chamado de Deus que aceitamos. A vocação é parte do diálogo entre Deus e o ser humano; a iniciativa é de Deus, é Ele quem escolhe aqueles que quer chamar e para o que quer chamar. Ele sussurra em nosso coração o seu chamado. Ele não se impõe, apenas diz “Venha” ou então diz “Vai”. A decisão é de quem recebe o chamado, a resposta é do ser humano, que vai escolher dizer “Sim” ou “Não” ao chamado de Deus.

Quando Deus chamou cada um de vocês à vida, além de os chamar, Ele também chamou um homem e uma mulher para colaborarem com Ele, pois se você aceitasse a vida que Ele estava te oferecendo, ia precisar de um pai e uma mãe para gerarem você. E ao longo de toda a nossa vida Ele nos chama e também chama outras pessoas para nos ajudarem na missão que Ele tem para nós.

O segundo chamado que recebemos, é Jesus quem o faz: Ele nos chama à Fé, nos chama para crer na sua proposta de amor, de vida e de paz. Jesus nos chama para viver como Ele viveu. Deus nos ofereceu a vida, e nós aceitamos; agora Jesus nos oferece um caminho para a vida, o caminho da vivência cristã. Ele nos diz: “Vem, segue-me.” Se nós aceitamos esse chamado, nos tornamos discípulos de Jesus, nos tornamos cristãos. Mas não podemos esquecer que todo chamado tem uma finalidade, uma missão que deve ser assumida.

A missão é a consequência natural de toda vocação, isto é, de todo o chamado que recebemos durante nossa vida. Assim, quando Jesus nos chama para sermos cristãos, ao aceitarmos esse chamado nossa missão será viver conforme o projeto de vida de Jesus.

Todo ser humano recebe inúmeros chamados durante toda a sua vida. Alguns chamados geram missões permanentes, isto é que duram para a vida toda, como, por exemplo, o chamado a ser cristão.

Outro chamado permanente é o chamado a ser pai ou mãe. Se alguém concebe um filho será pai ou mãe dessa criança para sempre, mesmo que rejeite essa missão; a marca desse chamado nunca se apagará, ainda que a criança seja criada por outra família e nunca saiba quem é o verdadeiro pai ou a verdadeira mãe.

Outros chamados geram missões passageiras, circunstanciais, isto é, são chamados que dependem de determinado contexto como, por exemplo, o chamado a ser profeta. Alguém que se sente chamado a denunciar as injustiças e anunciar o que é justo, só assume essa missão diante de situações de exploração, de marginalização, de exclusão ou de preconceito; quando esse contexto não mais existir, sua missão se cumpriu e é finita.

Em toda vocação, o essencial é o compromisso que assumimos com total disponibilidade. O sim dado a Deus deve ser “SIM!




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Agosto de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br