terça-feira, 2 de abril de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: CNBB

Documentário especial produzido pela CNBB aborda o processo das políticas públicas


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um documentário sobre a CF 2019 que explica o processo e o ciclo das políticas e apresenta experiências da própria Igreja com ações concretas que fazem diferença na vida de milhares de pessoas que tanto necessitam.

Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
Foto: reprodução

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, faz um convite aos cristãos que reflitam e se engajem na luta por uma sociedade justa:

“Somos convidados a refletir uma realidade nossa. Vamos participar, vamos refletir, vamos rezar essa realidade para que assim nós ajudemos a ter um Brasil mais justo, mais fraterno baseado no direito e na justiça”, ressalta.

O documentário foi veiculado nas principais emissoras de TVs de inspiração católica do país. O material que tem 11 minutos de duração traz ainda depoimentos de especialistas e lideranças religiosas que trabalham na construção das políticas públicas e mostra a realidade de comunidades que são beneficiadas com essas ações.

Ex-presidente do Consea, Elisabetta Recine
 Foto: reprodução

“É importante lembrarmos que as polícias públicas são a maneira com que o Estado efetiva ações em nome do bem público, destaca a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)”, Elisabetta Recine, ex-presidente do extinto Consea.

Desde a criação da CF, em 1964, já se passaram 55 anos buscando despertar nas pessoas o senso de justiça social, de fraternidade e de amor ao próximo. Ela nasceu no contexto do Concílio Vaticano II, que iniciou um tempo de renovação na Igreja, trazendo muitas luzes para todas as realidades da Igreja. A cada ano, a Igreja no Brasil escolhe uma temática que ajuda as comunidades e toda a sociedade civil a ampliar sua reflexão sobre o tema em questão.


Após atentado em Suzano, diocese de Mogi das Cruzes divulgou nota de pesar


A diocese de Mogi das Cruzes (SP) divulgou na manhã desta quarta-feira, 13 de março, uma nota de pesar aos familiares e vítimas do atentado na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, município que faz parte do território diocesano. Leia na íntegra a nota:

Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes (SP), consternado ao receber as notícias a respeito do atentado aos alunos da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, transmite seu pesar, com expressões de proximidade e conforto, aos familiares dos alunos do colégio, e principalmente, daqueles que choram a perda de seus entes queridos pedindo a Deus para que derrame sobre cada um deles os dons da serenidade espiritual e da esperança cristã, pois, nossa fé se fundamenta nas promessas e na vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Enquanto Diocese, todo o clero e fiéis leigos, unimo-nos em oração pelos atingidos neste brutal ataque à Escola Raul Brasil, nas preces pelos falecidos, inclusive pelos autores deste triste ocorrido, pedindo a Deus que os acolha na Sua misericórdia e pela recuperação dos que foram atingidos.

Como filhos do príncipe da Paz, repudiamos qualquer ato de violência, e pedimos a Deus a graça de sermos promotores da paz em nosso país e no mundo.

Com uma saudação fraterna e dolorosa, nós nos unimos a todos.

Mogi das Cruzes, 13 de março de 2019

Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes
Pe. Antônio Robson Gonçalves
Vigário Geral da Diocese de Mogi das Cruzes



Setor Universidades da CNBB propõe exercícios espirituais para fortalecer a vivência da fé pascal


O tempo litúrgico da Páscoa convida os cristãos a meditarem acerca dos mistérios da Ressurreição de Jesus Cristo que venceu a morte. Neste tempo pascal, o Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou o subsídio “Exercícios Espirituais para o tempo da Páscoa”. Esse é o segundo volume da série lançada pelo Setor Universidades. O primeiro Material foi “Exercícios Espirituais para o tempo do Advento”, lançado ano passado.

A ideia é que o subsídio, que tem uma reflexão para cada dia das sete semanas do tempo pascal, ajude toda comunidade universitária (estudante, professor e colaborador) e eclesial a dedicar um tempo para suas orações pessoais diárias que podem ser feitas individualmente ou em grupo.

“Através do roteiro de leitura, meditação, contemplação, exame de consciência e orações para cultivar a vida de fé, sob o prisma da Ressurreição de Jesus Cristo”, escreve na apresentação do material o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva.

Segundo o Setor Universidades da CNBB, a proposta é favorecer um contato com o texto bíblico, fazer um exame de consciência, estimular a educação do pensar e sentir e momentos de meditação e contemplação.

“Esse material é uma forma de animar a vivencia da espiritualidade de um dos ciclos fortes do ano litúrgico cristão que é o período da Páscoa junto à comunidade cristã universitária. Com isso, desejamos fomentar nesse contexto ambiental a vivência da fé pascal”, destaca o assessor da comissão, padre Danilo Pinto.

Esse “retiro pascal” proposto começa com o Domingo da Ressurreição do Senhor e segue, dia após dia, até o sábado antes de Pentecostes. O material pode ser encontrado no site das Edições CNBB.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br