sábado, 4 de junho de 2016

CATEQUESE


Para que serve a catequese?

Jesus veio ao mundo para nos salvar do mal. Veio ensinar as pessoas a serem felizes e mostrar que o céu começa quando começamos a amar o próximo.

A catequese é a continuação do ensino e da ação de Jesus. Não se trata de uma imposição, mas sim de uma proposta de vida. É um chamado a um compromisso com Deus e com os irmãos. Mostra que Jesus se manifesta como Salvador a todas as pessoas do mundo e se faz presente como amigo na vida de nosso povo hoje.

Alguém pode perguntar: como Jesus pode estar presente entre nós, se viveu há tantos séculos? Como ele se manifesta a nós, hoje?

Conta-se que, certa vez, houve uma grande enchente numa cidade. Todo o povo teve que sair de suas casas. Havia um morador que não queria sair de jeito nenhum, pois acreditava que Deus iria salvá-lo. Os amigos foram conversar com ele, mas nada. Voltaram de barco para leva-lo, e ele não quis.  Por fim, os bombeiros foram buscá-lo de helicóptero, mas o teimoso não aceitou. Acabou morrendo afogado, chegando ao céu, foi logo reclamar com Deus por não ter sido atendido. Com todo amor, o Senhor disse ao homem: “Fomos à sua casa e você não nos ouvir, mandamos um barco e um helicóptero e você simplesmente não quis saber. Que mais poderíamos ter feito?”

Aquele Jesus que acolhia e curava os doentes, que anunciava a Boa Notícia, que amava as pessoas e as orientava, continua a se manifestar na nossa vida. Como? Através das pessoas e dos acontecimentos que faze parte do nosso dia-a-dia.

Nosso Deus é simples e se revela de modo simples. A resposta depende de nós.

A catequese quer ajudar cada pessoa a fazer, junto com os outros, a experiência de Deus agindo na história e na vida das nossas comunidades, promovendo a fraternidade, a solidariedade com os pobres.

É preciso atenção! A catequese nos ajuda a perceber que Ele está no meio de nós!


Fonte: EQUIPE DO ECOANDO.-  Catequese hoje: novas ideias para evangelizar no terceiro milênio. São Paulo: Paulus, 2003, p. 65-66.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br