sábado, 4 de junho de 2016

ENTREVISTA DO MÊS DE JUNHO

CONHECENDO NOSSOS PAROQUIANOS


Na edição deste mês nós entrevistamos uma família muito religiosa e meiga. São o casal Luiz Carlos Ramos e Aparecida Palu Espontão.
Os dois são de São Caetano do Sul. O Luiz frequentava a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, e Palu a Paróquia de São Bento. Se conheceram no ano de 1998 e ficaram muito amigos, pois participavam da equipe de Liturgia. Começaram a namorar em 30/4/2000, se casaram em 22/06/2002, na Paróquia de São Bento. Curiosamente, houve um vazamento de água no teto da igreja devido a uma chuva torrencial, que fez com que ela não pudesse ser usada por uns três meses. A primeira celebração realizada com o teto reparado foi o casamento deles.
Como trabalhavam na região oeste da cidade, se mudaram para o nosso bairro após o casamento, e não deixaram de trabalhar e frequentar a Paróquia de São Bento aos finais de semana, onde já aproveitavam também para ficarem com suas famílias.
Participavam da equipe de Liturgia e faziam leituras nas celebrações. Padre Beto, pároco da Comunidade, os convidou para serem Ministros Extraordinários da Eucaristia no ano de 2004, mesmo ano em que fizeram o Curso de Teologia na nossa paróquia.
Em 11/01/2006, para aumentar a felicidade do casal, nasceram os gêmeos, o Pedro Luís e a Maria Luísa, crianças muito fofas e lindas!
Luiz e Palu frequentam nossa paróquia desde 2002. Até o ano de 2015, isso ocorria de maneira esporádica, pois com suas famílias morando em São Caetano e com o engajamento de ambos na paróquia de São Bento, ficava difícil. Agora estão vindo todos os domingos, pois seus filhos estão se preparando para a Primeira Eucaristia no Colégio Madre Paula Montalt.
O casal se lembrou com muito carinho do Frei Dito, que benzeu o lar deles. Palu é devota de Santa Rita de Cássia e Luiz é devoto de São Francisco de Assis e São José. A devoção a São José se intensificou quando ele carregou o andor de São José, sentiu ali o significado da paternidade.
Já foram convidados algumas vezes  por Rita e Maria Rosa para fazerem as leituras, mas como não tinham muito tempo e ao mesmo tinham compromissos assumidos com a Paróquia São Bento, não puderam assumir responsabilidades maiores na nossa comunidade.
Sobre o significado da Paróquia na vida deles, a identificação que têm é sobre a paróquia se preocupar com os mais pobres, que na visão deles é algo muito forte, um trabalho muito importante.
A Mensagem de fé é mais um desabafo sobre as pessoas que dizem não acreditar em Deus. Os agnósticos são o tipo de pessoas mais complicadas que existem nos dias de hoje, passam a maior parte do tempo ignorando que a morte existe. O principal pensamento é lembrar que Deus existe sim. É preciso perceber que Ele existe, não é como um vizinho da rua de baixo que não tem nada a ver com a nossa vida. A dica é que Ele fala no silêncio, de onde menos se espera!

Nossos agradecimentos ao casal por ter nos proporcionado a oportunidade de conhecê-los um pouco. Que Deus os abençoe, as portas da nossa Comunidade estão abertas, sejam bem-vindos!


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br