sábado, 4 de março de 2017

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Pastoral Vocacional prepara novas ações para 2017



Na manhã do dia 3, na Catedral da Sé, a Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo realizou uma reunião ampliada que reuniu bispos auxiliares, padres, religiosos e religiosas e leigos de diversas pastorais e agentes da pastoral vocacional.

Uma das preocupações deste encontro foi detectar porque o número de candidatos (as) à vida religiosa consagrada e ao sacerdócio está diminuindo na Arquidiocese.

Em entrevista ao Portal Arquisp, Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese e referencial para a Pastoral Vocacional na Arquidiocese de São Paulo, afirmou que nesta reunião foi constatado que as vocações existem, mas que é preciso modernizar os métodos de evangelização. “Deus continua chamando. O que precisamos fazer é atualizar nossos métodos, nossa forma de dialogar com os jovens e despertar neles uma vocação que possa existir”.

Segundo o bispo, esta foi a primeira reunião do ano, onde surgiram boas ideias, que serão amadurecidas ao longo do ano.  Entre as sugestões foi apresentada a possibilidade de realizar o II Congresso Vocacional Arquidiocesano [ o primeiro congresso aconteceu em 2001]. Porém a proposta ainda está em estudo e será apresentada ao Cardeal Odilo Pedro Scherer, na próxima reunião.

Ao final, Dom José Roberto recordou a dimensão da Pastoral Vocacional, que não deve trabalhar isolada, mas sim interagir com diversas pastorais e organismos eclesiais. “A Pastoral Vocacional tem que interagir com o Setor Juventude, com a Pastoral Familiar, com diversas outras pastorais, pois ela é uma pastoral transversal, está presente em todos os segmentos da Igreja”, concluiu.


Cardeal Scherer inicia ano pastoral com o clero da Arquidiocese


O início do ano pastoral na Arquidiocese de São Paulo foi marcado pelo tradicional encontro do arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer com o clero arquidiocesano, na manhã do dia 21 de fevereiro.

O encontro reuniu párocos, vigários e administradores paroquiais, diáconos e todo o clero da Arquidiocese no Colégio Marista Arquidiocesano, na Vila Mariana, zona sul da cidade. Os presbíteros refletiram sobre a caminhada pastoral da Igreja em São Paulo, no ano em que a Igreja do Brasil comemora o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida.

No início do encontro, após rezarem juntos a liturgia das horas (hora média), Dom Odilo saudou os bispos auxiliares, e agradeceu todo o trabalho pastoral de mais de 5 anos de Dom Júlio Endi Akamine, na região episcopal Lapa. Nomeado Arcebispo de Sorocaba e tomou posse no dia 25 de fevereiro.

Dirigindo  uma palavra de orientação e encorajamento aos padres, em vista da missão em favor do povo de Deus na Arquidiocese, Cardeal Scherer falou sobre o 12º plano de pastoral (2017-2020), que traz o tema ‘Urgências da evangelização na cidade’. “O 12º Plano Pastoral, elaborado para estar em sintonia com as Diretrizes da CNBB, nos coloca diante dos grandes desafios e urgências pastorais que temos a enfrentar na Igreja em São Paulo”, disse o arcebispo.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br