sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CONHECENDO NOSSO PAROQUIANO

FREI HÉLTON PIMENTA, OAR.


Mês de setembro, mês da Bíblia. Nada melhor do que entrevistarmos um grande estudioso da Sagrada Escritura: Frei Hélton Pimenta Fernandes!

Nascido em Franca (SP), filho de seu José Antônio Fernandes e Dona Maria Conceição (in memorian), é irmão de Adriana e Éder.

Cresceu numa família muito religiosa, participativos na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Capelinha, onde Hélton foi seguindo os passos desde o batizado, catequese e Crisma.

Aos 15 anos participou do EJC(Encontro de Jovens com Cristo), onde começou a participar ainda mais da Igreja. Foi gostando de atuar nas pastorais, sendo catequista de Crisma, trabalhou com os jovens e na liturgia. Enquanto isso, fez mecânica no Senai.

Aos 17 anos, na fase pré-vestibular, pensava em seguir engenharia, sempre foi muito bom em exatas. Mas, sentia inquietações vocacionais e foi buscar orientação com Edjaime e Andreia Pimenta, que eram da Pastoral Vocacional e ele já os conhecia do EJC.

Buscou orientação também com Frei Sérgio Peres e, em fevereiro de 2001, entrou para o Seminário Nossa Senhora Aparecida(Capelinha), onde ficou por três anos estudando Filosofia.

No começo enfrentou a resistência de seu pai, seu José, que não era muito próximo da Igreja. Hoje em dia, ele é bem participativo, faz parte da FRASAR(Fraternidade Secular Agostiniano Recoleta) e ajuda na Comunidade.

Em 2004 foi fazer Noviciado na Colômbia, onde fez Teologia até 2006.

De volta ao Brasil, já no Teologado Santa Mônica, terminou a Teologia em 2008, onde em dezembro deste mesmo ano, foi ordenado Diácono.

Foi transferido para Franca, onde atuou como Formador dos seminaristas. Foi ordenado sacerdote na Capelinha em 04/07/2009.

Permaneceu em Franca por seis anos, até o ano de 2015. Na metade do ano foi para Roma realizar seu Mestrado em Patrística.

Em dezembro de 2016 voltou para São Paulo para tratar questões de saúde, está morando no Teologado, onde tem ajudado nas Pastorais de nossa Paróquia, sendo muito bem acolhido por todos e recebendo o carinho dos nossos paroquianos. Fala com um sentimento de gratidão enorme sobre todos os freis religiosos que o ajudaram em sua caminhada e formação: Sérgio Bonadiman, Frei Lorenzo, Frei Mário, Frei Sérgio Peres, Frei Afonso.

Para estudar a Sagrada Escritura, aprendeu a ler grego, a língua do Novo Testamento. Aprendeu também o Latim. Utiliza o estudo da Bíblia para fazer as homilias, reflexões, palestras em seu Ministério. Também ajuda os seminaristas em seus estudos e trabalhos, julga também ser importante para seu crescimento pessoal.

Ter contato com a Sagrada Escritura é ter contato com Cristo. O que o leva a estudá-la é o amor a Cristo, se sente alimentado. O mês de setembro é um mês voltado para o encontro com o Cristo que está na Bíblia.

Significado da Paróquia:

Sente-se em casa porque conhece muita gente, foi onde fez Teologia, tem muitos amigos, é acolhido, se sente bem trabalhando na Paróquia. É um lugar que tem ajudado muito em seu processo de recuperação, é a sua casa. Pode exercer seu Ministério sabendo que as pessoas confiam em seu trabalho.

MENSAGEM DE FÉ:

Vale a pena seguir a Cristo numa Comunidade paroquial. Se você ainda não o segue, faça uma experiência: trabalhe em equipe pastoral por seis meses, para ver o quanto vale a pena!

Frei Hélton pretende retornar a seus estudos em Roma em janeiro de 2018.

Frei Hélton, o que valeu à pena neste início do mês da Bíblia foi ter tido a alegria de conhecer um pouco mais deste ser religioso carismático, tão perfeito em suas palavras e atitudes!


Obrigado por sua colaboração. Que Deus te abençoe, Santo Agostinho te inspire e ilumine, e Santa Mônica te cuide.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Setembro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br