quarta-feira, 1 de novembro de 2017

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

SÍNODO ARQUIDIOCESANO DARÁ TRABALHO, MAS VALERÁ À PENA!


A Arquidiocese de São Paulo promoveu no dia 7 de outubro, no Centro de Pastoral São José, no Belém, zona Leste, mais um encontro de formação para os animadores paroquiais do sínodo arquidiocesano. O evento foi destinado àqueles que não puderam participar do encontro realizado no dia 16 de setembro. 

Os representantes de paróquias e agentes de pastorais tiveram acesso a informações preliminares do caminho sinodal e à metodologia da etapa do sínodo nas paróquias ao longo de 2018. Os temas foram apresentados pelo Padre José Arnaldo Juliano, Teólogo Perito do sínodo, e o Padre Jordélio Siles Ledo, membro da Comissão de Coordenação Geral do sínodo.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, também participou do evento e explicou aos animadores paroquiais que o sínodo será uma oportunidade de a Igreja em São Paulo fazer uma profunda reflexão sobre sua vida e missão. Para ele, a vida da Igreja se expressa por meio do testemunho, vivência pessoal e comunitária, mas também pelas suas ações litúrgicas, da caridade, e da ação dos católicos no mundo. 

Dom Odilo reafirmou o estado permanente de missão que os recentes documentos da Igreja reforçam. “Precisamos ser uma Igreja ‘em saída’, não esquecer que os horizontes da missão são muito amplos. Não podemos pensar que não seja mais tempo de missão. É sempre tempo de missão. Se a Igreja não é missionária não é a Igreja de Cristo”.  

No dia 24 de fevereiro de 2018, haverá um grande momento celebrativo que marcará o início dos trabalhos do sínodo na base. Segundo o Arcebispo, cada paróquia é convidada a realizar o grande “ver”, dar-se conta de sua vida e missão enquanto Igreja presente na base. Para isso, está sendo preparado um roteiro de reflexão e levantamento de dados e informações objetivas sobre a realidade paroquial. “Cada paróquia, naturalmente, vai ter muito trabalho. E para ajudar os padres a fazer esses trabalhos é que vocês estão aqui. Vocês irão ajudar a preparar mais animadores e a promoverem as ações do sínodo na base”. 

“O sínodo arquidiocesano vai dar trabalho, mas valerá a pena! Sem trabalho, ficaríamos onde estamos. O sínodo vai suscitar coisa nova, vai trazer novo ânimo, vai ajudar a Arquidiocese de São Paulo a dar um passo avante para que realizemos a vida e a missão da Igreja aqui nessa metrópole da melhor forma que pudermos. E o Espírito Santo é quem nos ajuda”, completou Dom Odilo.


‘Todos são chamados a refletir sobre a vida e a missão da igreja’


As regiões episcopais já receberam os materiais que serão utilizados pelas paróquias na animação do sínodo arquidiocesano de São Paulo para marcar este mês missionário. Os dois folhetos contêm o roteiro de um encontro celebrativo em âmbito paroquial e dois encontros a serem realizados em grupos. “É preciso percorrer, com fé, esperança e empenho generoso, o caminho da conversão pastoral e missionária”, destaca o texto introdutório do subsídio. 

O subsídio da Novena de Natal, elaborado pela Arquidiocese de São Paulo, que em breve estará disponível para as paróquias e comunidades, também propõe reflexões relacionadas ao caminho sinodal arquidiocesano. 

No dia 24 de fevereiro de 2018, haverá uma celebração arquidiocesana para marcar o início dos trabalhos do sínodo em âmbito paroquial. O evento está sendo organizado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo, que se reuniu na segunda-feira, 16, na Cúria Metropolitana, no bairro de Higienópolis, na zona Oeste de São Paulo. Também foram tratados os temas que serão debatidos e a metodologia das atividades sinodais durante o ano que vem. 

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ressaltou que essa etapa é fundamental, pois será a ocasião do grande “ver” do caminho sinodal, marcado por três momentos: reflexão, levantamento da realidade eclesial e a realização da assembleia paroquial.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Novembro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br