terça-feira, 3 de abril de 2018

NOTÍCIAS DA IGREJA: VATICANO E PAPA FRANCISCO

5 anos de Papa Francisco em 10 números interessantíssimos



Maior multidão da história da humanidade. Países que nunca tinham tido um cardeal. Santos canonizados. Países visitados. Quilômetros percorridos.

De 13 de março de 2013 a 13 de março de 2018, aqui vão alguns números que marcam o primeiro lustro do pontificado de Francisco:

44 milhões

Seguidores do Papa Francisco no Twitter, somando as suas contas em 9 idiomas.

20 milhões

Peregrinos que foram a Roma durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado por Francisco e realizado entre dezembro de 2015 e novembro de 2016.

6 milhões

Fiéis que participaram da Santa Missa celebrada por Francisco durante a sua visita a Manila, nas Filipinas: o maior público já reunido em toda a história da humanidade para um único evento.

249.297

Quilômetros percorridos pelo Papa em 22 viagens apostólicas a 34 países.

873

Pessoas canonizadas pelo Papa Francisco entre 2013 e 2018 – sendo que 813 deles formam o grupo dos Mártires de Otranto, na Itália, assassinados pelos otomanos em 1480 porque se recusaram a ser convertidos à força ao islamismo. Além das canonizações, o Papa também beatificou 1.124 pessoas.

61

Cardeais criados pelo Papa em 4 consistórios, dos quais 15 vêm de países que nunca antes tinham tido um cardeal.

59

Visitas do Papa à basílica romana de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone mariano da Salus Populi Romani, a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus que teria sido pintada pelo evangelista São Lucas.

16

Paróquias romanas visitadas pelo Papa, que é o bispo de Roma.

2

Encíclicas publicadas pelo Papa Francisco: LumenFidei (2013), já iniciada por Bento XVI, e Laudato Si’ (2015). Ele também escreveu 2 exortações apostólicas: EvangeliiGaudium (2013) e AmorisLaetitia (2016).

1

Papa reinante. O título de Papa Emérito mantido por Bento XVI é honorífico, sendo o Papa Francisco o único Pontífice a presidir a Igreja.


Papa Francisco: aceitar o perdão de Deus, a misericórdia que salva


A misericórdia de Deus nos salva da danação eterna. Como aconteceu com o bom ladrão na cruz, que nos últimos momentos da sua vida se confiou a Jesus e ouviu dizer: “Em verdade te digo, hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.

A Páscoa é “a festa mais importante da nossa fé” porque “é a festa de nossa salvação, a festa do amor de Deus por nós”. Foi o que reiterou o Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira (28/03) dedicada ao tema do Tríduo Pascal. Salvação de que?

Francisco afirmou, numa missa celebrada na Casa Santa Marta (22/11/2016), que o mundo “não gosta de pensar” nas realidades últimas. O que existe depois desta vida? Recordou que, quando criança, quando frequentava o catecismo, eram ensinadas quatro coisas: morte, juízo, inferno e paraíso. Isso poderia assustar alguém – ressaltou na ocasião –, mas “é a verdade. Porque se você não cuida do coração, a fim de que o Senhor esteja sempre consigo e vive se distanciando sempre do Senhor, pode haver o perigo de continuar eternamente distante do Senhor”.

O inferno – explica – “não é uma sala de tortura”, mas o permanecer para sempre distante do “Deus que dá a felicidade”, do “Deus que nos quer tanto bem” (Missa na Casa Santa Marta, 25/11/2016). A misericórdia de Deus nos salva da danação eterna. Como aconteceu com o bom ladrão na cruz, que nos últimos momentos da sua vida se confiou a Jesus e ouviu dizer: “Em verdade te digo, hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br