segunda-feira, 1 de outubro de 2018

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

50 mil jovens celebraram o Dia Nacional da Juventude em SP



O lema do Summer Beats DNJ deste ano foi inspirado no livro de São João: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo, tenham coragem, eu venci o mundo” (Jo 16,33). Jovens do estado de São Paulo e de outros estados vieram em caravanas para participar do evento. 

A 33ª edição do Dia Nacional da Juventude foi celebrada na Arquidiocese de São Paulo no dia 16 de setembro, com o “Summer Beats DNJ”.

O Aeroporto Campo de Marte, no bairro de Santana, acolheu cerca de 50 mil jovens, que impulsionados pelo tema do DNJ: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”, participaram de uma extensa programação de atividades que começou às 8h e seguiu até às 16h.


O primeiro DNJ aconteceu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude e, desde então, é celebrado anualmente, de diferentes maneiras. Este ano, o evento aconteceu junto com o Summer Beats e contou com shows de várias bandas católicas como Rosa de Saron, Adoração e Vida e Colo de Deus e os cantores Eliana Ribeiro, Thiago Brado, e Tony Allysson.

Além da feira vocacional, uma tenda de confissões e outra para adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos de catequese receberam os participantes durante todo o dia.

Às 11h, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a celebração eucarística. Na homilia, ele salientou que o grande motivo de os jovens estarem reunidos é a busca de um caminho de santidade e que, constantemente, eles devem perguntar-se sobre "Quem é Jesus para cada um?".

O Cardeal convidou os jovens para a "Marcha pela Vida" que acontecerá na Avenida Paulista, dia 30, a partir das 15h.

O lema do Summer Beats DNJ deste ano,foi inspirado no livro de São João: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Jovens do estado de São Paulo e de outros estados vieram em caravanas para participar do evento.


Igreja em Saída

Dom Odilo confere Sacramento da Crisma a cadetes da PM

Na noite de 12 de setembro, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, conferiu o Sacramento da Confirmação (Crisma) a 11 cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona Norte de São Paulo.

A missa foi concelebrada pelo Padre Hélio Pereira de Campos Vergueiro Filho, Capelão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e seu colaborador, Padre Everton Augusto de Souza.

Esta foi a primeira vez que foi conferida a Crisma a estudantes da Academia. Alguns deles, também receberam, na semana passada, o Batismo e a Primeira Eucaristia. Os rapazes e moças foram preparados um catequista do Grêmio Católico da Instituição.

Na homilia, Dom Odilo recordou que o antigo Catecismo da Igreja Católica ensinava que a Crisma é o sacramento que torna a pessoa “soldados e testemunhas de Jesus Cristo” com a graça do Espírito Santo. “Como cristãos, somos chamados a abraçar a missão de Cristo e defender a fé com coragem de testemunhar o Evangelho em todo lugar”, afirmou.

“Nós, cristãos, aprendemos, a partir do Evangelho, o os valores do serviço a Deus e aos irmãos. A profissão a qual vocês estão se preparando também é um serviço à sociedade, à segurança, à paz, à ordem para a boa convivência da sociedade. Sem dúvida, isso é muito importante e precisa de coragem, discernimento e prudência tanto humana quanto espiritual. Os dons do Espírito Santo se inserem na nossa capacidade humana, ajudando-nos a desempenhar bem as missões que nos são confiadas”, completou o Cardeal.

O Grêmio Católico é um dos grêmios espirituais de diferentes tradições religiosas da Academia, que tem o objetivo de possibilitar aos cadetes a vivência da espiritualidade em meio ao programa intenso de formação da Academia. “O nosso dia a dia exige muito do nosso conhecimento técnico profissional, mas a necessidade de estar centrado nos valores da ética e da moral, além da valorização do ser humano independentemente da sua condição”, explicou o Capitão Paulo Henrique Coltre, responsável por acompanhar o Grêmio Católico.

Os membros do Grêmio Católico se reúnem todas as terças-feiras para a celebração da missa e encontros formativos. Para o Fábio Xavier Barros, aluno oficial da Academia, responsável pela catequese dos cadetes, a existência do Grêmio Católico é uma oportunidade de os estudantes católicos da Academia vivenciarem a fé e cultivarem o seu sentido de pertença à Igreja. “A presença do grêmio manifesta de maneira significativa a presença da Igreja na Academia”, disse.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br