sábado, 1 de dezembro de 2018

A NOVENA DO NATAL EM FAMÍLIA

Em vista do natal, as igrejas cristãs orientam os fiéis a estreitarem os vínculos de amor recíproco, vivido na família. Com esta intenção, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou recentemente um roteiro de novena de natal, que busca motivar os membros da família, em comunidade, à oração e reflexão à luz da Palavra de Deus. A edição deste ano tem como tema “Reunidos em família preparando a vinda do Senhor” e busca ser instrumento para a redescoberta da vocação batismal na vida das comunidades do Brasil.

“A novena de Natal em família, em Comunidade, nos ajuda na receptividade da Criança que está por vir. Com ela, somos mais família e nos tornamos mais Comunidade. Abrir o espaço familiar e da comunidade para que Jesus possa nascer retempera e revigora nossas relações e nossa filiação divina. Somos sempre mais filhos no Filho”, afirma o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

A novena de 2018, está em consonância com o Ano Nacional do Laicato, que quer ser ocasião para aprofundar a identidade dos cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade. “Nessa bela caminhada, confirmamos a nossa certeza de que não é possível ser sal, luz e testemunha sem a viva consciência do Batismo e do que é viver a vida de Batizado”, afirma o bispo de Castanhal do Pará, dom Carlos Verzeletti

A Novena possui nove encontros. Segundo dom Carlos, a mística dos nove encontros é a vivência do Batismo, que quer ser luz nas famílias, bairros, comunidades e sociedade como um todo. “Aqueles que vivenciarem intensamente esta Novena, poderão notar que os nove encontros são transpassados pela espiritualidade da alegria”, disse.

Esta alegria, segundo o bispo, não é como a do mundo que se alimenta de conquistas e aquisições, mas a alegria que brota do encontro com o Evangelho vivente, a pessoa de Jesus de Nazaré; a alegria que abrasava os corações de José e Maria no presépio; a alegria da vida nova, comunicada no Batismo: a alegria de ser filho e irmão.

“De corações abrasados pela mística deste tempo rico de sentido, queremos experimentar esta alegria da espera, que gera, ilumina, acolhe, mergulha, redime, alimenta, partilha e envia para testemunhar Jesus ao mundo”, finaliza dom Carlos Verzeletti. Além dos nove encontros, a Novena de Natal possui ritos opcionais e cânticos. Pode ser adquirida por meio do site da Editora da CNBB: www.edicoescnbb.com.br




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br