sábado, 1 de dezembro de 2018

A PALAVRA DO PÁROCO

“Alegrai-vos! Caminhemos a Belém!”


Queridos paroquianos!

A intenção do Papa para o mês de dezembro de 2018 consiste no seguinte: Pela evangelizaçãoAo serviço da transmissão da fé - Para que as pessoas comprometidas com o serviço da transmissão da fé encontrem uma linguagem adaptada aos nossos dias no diálogo com as culturas. A busca da Palavra certa, capaz de compor uma mensagem que toque o mais profundo do coração. Esta é a intenção das orações deste mês de dezembro. Não apenas palavras bonitas, e muito menos palavras que possam apavorar, mas aquela palavra que atinge o centro da vida e a transforma pela esperança confiante.

A mensagem evangelizadora do Natal torna-se cada vez mais desafiadora para a Igreja, porque o comércio paganiza com maior intensidade o Natal. Já substituíram, por exemplo, o Menino Jesus pelo Papai Noel. Os demais personagens do presépio comercial não passam de figurantes de um cenário do passado. Tornaram-se personagens mudos, que nada dizem ao hoje de nossos tempos. O Natal tornou-se uma data festiva no calendário que, no dizer do Prólogo de João, tem a pretensão de ser mais brilhante que a luz divina que nasce em Belém.

O advento é o tempo litúrgico próprio para se fazer a Novena de Natal. Convido as famílias a se reunirem em torno da Palavra de Deus, na alegre esperança e certeza de que Deus é fiel às suas promessas e está sempre próximo de nós.

Ao longo dos roteiros da Novena que nossa Arquidiocese trás, aparecem também referências ao nosso sínodo arquidiocesano, “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” de toda a nossa Igreja em São Paulo. O sínodo nos chama à santidade: só conseguiremos alcançar frutos na “renovação missionária” para nós mesmos e nossas comunidades, se formos mais sintonizados com os caminhos de Deus. Em outras palavras, só se formos mais “santos”, atentos a Deus e seus desígnios de amor e vida para nós, como Maria e José.

Sugiro a formação de grupos de novena em nossa paróquia. Convidem familiares, vizinhos e amigos, sem medo de chamar também que não vai à igreja... sejam a Igreja à caminho! Assim, o Natal será “uma grande alegria para todo o povo”, conforme anunciou o anjo aos pastores de Belém. E não podemos esquecer de fazer algum gesto concreto para dar alegria aos pobres no Natal.

Em nossa paróquia teremos neste mês: no dia 14 as confissões em preparação para o Natal às 20h. No dia 18 encerraremos as atividades do Sopão com a missa às 17h em ação de graças e após, a confraternização com os pobres. No dia 19 celebraremos os 25 anos da inauguração da Igreja Nova com missa às 19h. No dia 21 será o encerramento da novena de Natal com a missa às 19h. Fiquem atentos à nossa programação de Natal e Ano Novo e venham participar conosco das celebrações.

Desejo a todos um NATAL muito abençoado e UM ANO NOVO com muita paz e cheio de realizações!

Frei Alcimar Fioresi, OAR.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br