sábado, 1 de fevereiro de 2020

PROVÍNCIA SÃO TOMÁS DE VILLANUEVA

jORNADA DE FORMAÇÃO PERMANENTE


Entre os dias 07 e 10 de Janeiro, no Sítio Santo Agostinho, Rio de Janeiro, aconteceu a Jornada de Formação Permanente da Província Santo Tomás de Vila Nova.  61 religiosos participaram do evento. O tema da Formação era «Profetas do Reino. Pobres, Projetos Sociais e Periferias»

Os dois primeiros dias (7 e 8) foram conduzidos por Frei Ademildo Gomes, vigário da Paróquia Santa Rita de Cássia de Vitória, Mestre em Teologia Moral e Doutorando em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Frei Ademildo apresentou o tema Profetas do Reino a partir da realidade eclesial Brasileira, inspirando-se no Documento da 5º Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, conhecido como «Documento de Aparecida» nas Diretrizes para ação evangelizadora no Brasil 2019-2023, e também na «Encíclica Evangelii Gaudium» do Papa Francisco.
Frei Ademildo demonstrou que a proposta pastoral para a Igreja no Brasil, a partir da Conferência de Aparecida é a de que sejamos uma Igreja Samaritana, Profética e Missionária.

Os religiosos agostinianos recoletos devem estar inseridos na realidade social do povo, considerando que o principal profetismo que Deus espera e o povo deseja é o profetismo do amor fraterno.   Os dias 08 e 09 foram conduzidos pelo prior Geral Frei Miguel Miró Miró e por Frei Simón Puertas. Frei Miguel falou da importância de sermos profetas do Reino assumindo com fidelidade os conselhos evangélicos e Frei Simón falou sobre os trabalhos sociais desenvolvidos pela Rede ARCORES (Agostinianos Recoletos Coração Solidário). A jornada aconteceu num clima de oração, estudo e fraternidade e alegria.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2020
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br