sábado, 1 de junho de 2013

ACONTECEU NA IGREJA

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Junho de 2013

. Divulgada Agenda do Papa durante a JMJ no Rio de Janeiro

Foi divulgada no dia 7 de maio a agenda do Papa Francisco nos dias da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho de 2013.

Durante uma semana que passará no Rio de Janeiro, além de encontro com autoridades da sociedade civil e com a hierarquia da Igreja, ele visitará a casa de uma família da comunidade da Varginha, em Manguinhos, e o Hospital São Francisco de Assis, que faz um trabalho de recuperação de dependentes químicos.

Antecipando a visita pastoral, o Papa vai chegar ao Brasil no dia 22 de julho. Além do Rio de Janeiro, o Sumo Pontífice também fará uma visita a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no dia 24 de julho. O Papa Francisco fica no Brasil até o dia 28 de julho. 

- Primeira beatificação no pontificado do  Papa Francisco: a brasileira “Nhá Chica”.

A brasileira Francisca de Paula de Jesus, conhecida como “Nhá Chica”, era filha de escravos. Sua mãe, chamava-se Isabel e teve um irmão, chamado Teotônio. Nasceu em 1810 e foi batizada no dia 26 de abril do mesmo ano.

No dia 04 de maio na cidade de Baependi (MG) aconteceu a primeira beatificação no pontificado do Papa Francisco. O cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos e representante do papa Francisco, leu a carta apostólica que declarou a beata Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica. Foi a primeira negra no país a receber esse título da Santa Sé, que permite culto, com imagem, em Igreja da Diocese de Campanha, à qual Baependi está vinculada.

O cardeal Amato presidiu a missa, concelebrada por dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, outros 15 bispos, inclusive dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo de Campanha. Havia ainda concelebrando a missa 400 padres e a presença de 40 mil pessoas na cidade, entre as pessoas, a miraculada Ana Lúcia, que participou de forma muito emocionada. Beata Nhá Chica, mãe dos pobres, rogai por nós!

A celebração da festa de Nhá Chica será em 14 de junho.