domingo, 1 de novembro de 2015

CONHECENDO NOSSOS PAROQUIANOS

CONHECENDO NOSSOS PAROQUIANOS

A família que iremos conhecer hoje toca, canta, espalha alegria e amor, há décadas, em nossa paróquia, e que linda história de fé, coragem e superação! Eglayr e Osmindo, organista e salmista, respectivamente.
Osmindo João da Cruz é mineiro da cidade de Brás Pires, próximo a São João del Rey. Está prestes a completar 81 anos, dia 14 deste mês de novembro. Nasceu em uma família religiosa, mas muito pobre, tendo que começar a trabalhar para ajudar os pais, antes mesmo de frequentar a escola.
Muito religioso, já adulto veio morar com um irmão em São Paulo no bairro do Brás, e a primeira coisa que fez foi ingressar na Legião de Maria, em 11/01/1963, na Igreja Santo Antônio do Pari. Fez curso de torneiro mecânico, trabalhava bastante, mas sempre com tempo para se dedicar às missões da Legião.
Eglayr Thereza Gomes do Nascimento tem 80 anos, é paulistana.
Fez o primário na Escola Pereira Barreto, na Lapa. Logo depois entrou para a escola Singer para aprender costura. Aos 10 anos fez a Primeira Comunhão e também começou a aprender piano no Consultório Lafayette, onde se formou anos depois. Entre a costura e as aulas de piano, logo largou a costura e preferiu o piano! Prestes a se formar, em 1959, comprou seu piano, que a acompanha até hoje.
Em 26/05/1962, mudou-se com sua família para a Vila Hamburguesa, onde começou a frequentar nossa paróquia. Era a época do Frei Rosalvo e a primeira organista foi Maria Anésia Gurgel. Eglayr foi convidada por ela para tocar na paróquia e já são 53 anos abrilhantando nossas missas e eventos: organizou a inauguração do Seminário Santa Mônica( 21-04-1977), ordenação do Frei Kiko Frei Egisto, entre outros.
Terminou a faculdade de Artes Plásticas em 1980.
Também fazendo parte da Legião de Maria desde 1977, foi numa excursão da Legião, em Alphaville, que começou a namorar com Osmindo, sob a bênção de Nossa Senhora de Lourdes, em sua capela nesse local, em 01/05/1982.
Casaram-se em nossa Paróquia, no dia 16/04/1983, foram celebrantes o Frei Cândido e o Cônego Rui Amaral Mello, então Diretor Espiritual da Legião de Maria.
Osmindo concluiu os estudos depois de casado e concluiu a faculdade de Musicoterapia. Frei Nicolau foi o grande incentivador para que se tornasse salmista na nossa paróquia.
Trabalhando muito na Legião, fizeram muitas viagens de missões, entre elas destaca-se a missão pela Àfrica, em Cabo Verde, no ano 2000, onde passaram um mês. O detalhe interessante foi quando passaram uma tarde na Ilha de Santo Antão em um trabalho de algumas horas, rendeu mais de trinta grupos, novos da Legião!
Em cada visita às família que fazem, mostram também a importância da harmonia e da paz entre o casal, tendo como representantes eles mesmos: sempre de mãos dadas, com um gesto de carinho, falando respeitosamente um com o outro, se dedicando sempre!
Como bom trompetista que é, Osmindo todos os anos vai à festa de Nossa Senhora do Rosário (07 de outubro) em sua terra natal e toca na banda que leva o nome da padroeira da cidade.
Sempre visando aprender coisas novas, depois dos cursos de piano, das faculdades, dos inúmeros instrumentos musicais e do artesanato, os dois agora se dedicam ao curso de inglês. Que exemplo!
Sobre a já clássica pergunta sobre a importância da paróquia em suas vidas, eles dizem: “uma parcela da Igreja Católica que procura caminhar juntos com o mesmo ideal de servir a Deus, sob a luz do Evangelho, cada um com o seu carisma”.
Mensagem de fé aos leitores: “Em tudo e por tudo colocar Deus na frente para sermos felizes seguindo os exemplos de Maria e José”.
Que Deus e Nossa Senhora os abençoem sempre! Nossos Parabéns e Muito Obrigado por todos esses anos dedicados à nossa paróquia!

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Novembro de 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia
http://www.pnslourdes.com.br