terça-feira, 5 de julho de 2016

NOTÍCIAS DA IGREJA: REGIÃO EPISCOPAL LAPA


Estudo da Dei Verbum reúne agentes de pastoral na Lapa


Aconteceu no dia 07 de maio na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, mais um encontro de formação permanente, organizado pela Pastoral Missionária e Animação Bíblico Catequética da Região Lapa.  O Orientador convidado foi o Padre Antonio Francisco Ribeiro coordenador de Pastoral e o assessor Padre Geraldo Raimundo.

O tema de Estudo foi a Constituição Dogmática Dei Verbum que trata da revelação Divina.

Este estudo faz parte de um projeto idealizado pelo Conselho Regional de Pastoral, em resposta a uma das urgências de ação pastoral para o ano de 2016: Igreja lugar da animação bíblica da vida e da pastoral, cujo objetivo é possibilitar o contato pessoal, profundo e vivencial com a Palavra de Deus.

O maior objetivo do Concílio esta  expresso em seu início: propor a genuína doutrina sobre a Revelação Divina e a sua transmissão, para que o mundo inteiro, ouvindo, acredite na mensagem da salvação, acreditando espere, e esperando ame. (DV 1).

O conjunto do documento é bastante simples, mas seu conteúdo é de grande profundidade. É chamado de "constituição dogmática" por tratar de temas ligados a fé. Especificamente trata da relação entre a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição e da interpretação destas confiada ao Magistério da Igreja. Padre Antonio explicou que a Dei Verbum nos chama atenção para a importância da Sagrada Escritura e da Sagrada Tradição porque são modos de transmissão da revelação divina e que mantem estreita comunicação entre si porque tem  Deus como o mesmo fundamento e o mesmo autor.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br