sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

PRAESIDIUM NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO


PRAESIDIUM NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO

O início do Praesidium ocorreu assim: um grupo de legionários da antiga CÚRIA DA LAPA visitou a paróquia e divulgou a LEGIÃO DE MARIA em 1962. O pároco era o Frei Rosalvo Miranda, da Ordem dos Agostinianos Recoletos da Província de Santa Rita de Cássia à qual foi confiada a paróquia pela Região Episcopal da Lapa,

Frei Rosalvo aceitou a proposta e as orientações dos legionários e em 15/08/1962, às 18h, num barracão ao lado da igreja antiga, na qual, hoje, é o SALÃO SANTA MÔNICA, foi realizada a primeira reunião composta com sete membros. Nela, a leitura espiritual foi do Manual, capítulo 5, cujo título é: PRINCÍPIOS BASILARES DA DEVOÇÃO LEGIONÁRIA.

Seguiram-se os avanços com simplicidade, dedicação e algumas dificuldades. Eram feitas reuniões semanais, registravam-se em atas todos os encontros e na primeira, foram lidas as INSTRUÇÕES PERMANENTES.

Os legionários, juntamente com outros membros da paróquia ajudavam em tudo aquilo necessário à paróquia, inclusive na limpeza da igreja recém-instalada.

Frei Rosalvo, em visita da Cúria, explicou que precisava de todos para fazer a paróquia funcionar. Ele estava sozinho naquela época. Até paroquianos faziam a comida para ele e lavavam a sua roupa. Houve entendimento e o PRAESIDIUM continuou a sua caminhada. Os neolegionarios faziam visitas familiares. Acompanhavam o frei ao velório do cemitério da Lapa e alguns eram catequistas da Igreja, auxiliando sobremaneira o vigário.

Em outros serviços, os legionários auxiliavam nas missas como sacristão e faziam serviços de secretaria, além de outros trabalhos normais da LEGIÃO DE MARIA.

Foi Frei Rosalvo quem sugeriu o nome de NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO para o novo Praesidium que surgia, argumentando que, por ser uma paróquia sob a direção de agostinianos, este título era o mais indicado, uma vez que NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO é a padroeira da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

Os primeiros legionários foram: Maria Alice do Nascimento, Neuza Medeiros Silva, Jaime Coelho Nunes, João Novelo, José Ramos Avelar, Leonor Limoli e Maria Carmem Bavaresco,

Fonte: Livro da primeira ata da fundação do Praesidium

Maria José Silva Adornato e Francisco Benedito Adornato 


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br