quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

REFLETINDO COM SANTO AGOSTINHO


Agostinho de Hipona, conhecido como Santo Agostinho (354-430), foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão africano, responsável pela elaboração do pensamento cristão. Deixou uma obra literária gigantesca: 113 trabalhos, 224 cartas e mais de quinhentos sermões.

O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.

Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.

A angústia de ter perdido não supera a alegria de ter um dia possuído.

Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre.

Prefiro os que me criticam, porque me corrigem; aos que me elogiam, porque me corrompem.

O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros.

Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos.

Tarde Vos amei,
ó Beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei! 
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!
Retinha-me longe de Vós
aquilo que não existiria,
se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me,
com uma voz tão forte,
que rompestes a minha Surdez!
Brilhastes, cintilastes,
e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume: 
Respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós. 
Saboreei-Vos 
E agora, tenho sede e fome de Vós.
Tocastes-me 
E ardi, no desejo da vossa Paz.

A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.

Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Janeiro de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br