sexta-feira, 1 de março de 2019

PASTORAL FAMILIAR

7 PASSOS PARA A FAMÍLIA VIVENCIAR BEM O TEMPO QUARESMAL

Foto: Heraldo Lima

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, no qual, a Igreja nos convida a um período de reflexão e maior espiritualidade em preparação para a Páscoa. As principais práticas deste tempo são a oração, a caridade e o jejum.

Para as famílias, é possível encontrar um caminho prático para uma vivência especial da Quaresma. Elencamos sete passos que podem auxiliar sua família a se preparar bem para a Ressurreição do Senhor.

1. O evangelho em família
A Palavra de Deus sempre indica a direção que devemos seguir. Ler e meditar a cerca dos evangelhos propostos para esse tempo é um ótimo começo.

2. Promover a solidariedade

Educar nossos filhos a olhar para os mais necessitados permite-nos conversão do egoísmo e do individualismo. Eis o desejo do coração do Papa Francisco: “Como gostaria que a esmola se tornasse um verdadeiro estilo de vida para todos!???

3. As 3 palavras- mágicas

“Com licença, obrigado e desculpas???. Em uma de suas catequeses no ano de 2016, o papa sugeriu o resgate dessas palavras para manter o amor e a concórdia das famílias. Nada com utilizarmos desse conselho na Quaresma.

4. Eucaristia Dominical

A Celebração da Missa é o coração da comunidade cristã. Local do encontro dos irmãos e com o Senhor. A escuta da Palavra de Deus, os símbolos litúrgicos e os ritos formam a melhor escola para qualquer tempo litúrgico.

5. Pedir perdão

“O perdão das ofensas é a expressão mais eloquente do amor misericordioso e, para nós cristãos, é um imperativo de que não podemos prescindir!??? (Papa Francisco) A Quaresma é o tempo mais propício para encontrar-se com o irmão que nos ofendeu e oferecer nosso perdão.

6. Campanha da Fraternidade na família

Este ano, a CNBB propõe para a Campanha da fraternidade o tema “Fraternidade e a superação da violência???. Nas palavras do arcebispo de Palmas, dom Pedro, estamos no tempo de depor as armas, as palavras duras, e semearmos a paz.

7. Abstinência alimentar

Abdicar de algo que nos apetece é saudável e educa os sentidos para o essencial. Abrir mão do chocolate, do refrigerante, de comprar certas guloseimas leva a família a preparar-se com expectativa para o tríduo pascal.

Com essas dicas, sua família poderá na contemplação da dor do Filho de Deus, preparar-se bem para celebrar sua páscoa.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br