quarta-feira, 1 de abril de 2015

ACONTECEU NA DIOCESE

Arquidiocese de São Paulo realiza procissão para pedir a benção da chuva

Os católicos foram às ruas de São Paulo na tarde do domingo, 22, Dia Mundial da Água, para pedir a Deus a bênção da chuva. A procissão penitencial organizada pela Arquidiocese de São Paulo, e convocada pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, reuniu os bispos auxiliares, padres e fiéis para uma manifestação de súplica e agradecimento pela água, bem natural escasso na capital e no Estado nos últimos meses.

A caminhada realizada na região central partiu da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e seguiu em direção à Catedral Metropolitana. Ao longo do percurso, os fiéis entoavam cantos, orações, levando a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Cidade de São Paulo, e de São José, patrono universal da Igreja. E durante quase toda a procissão a tão pedida chuva acompanhou o povo.

Ao chegar à Catedral, foi celebrada uma missa, na qual foi abençoada a água trazida pelos fiéis e aspergida sobre o povo, recordando o Batismo.

“Acabamos de fazer um ato de fé no Deus da vida, providente. Nós cremos que Deus é Senhor a natureza, é nosso pai, pode ouvir nossas preces, pode olhar para a angústia dos seus filhos e, por isso, atender as nossas preces”, afirmou Dom Odilo na homilia.

Uso responsável e solidário

O Arcebispo também ressaltou que, dentro do contexto quaresmal, a procissão teve um caráter penitencial “para pedir a Deus perdão, pedir a conversão do nosso coração também em relação ao nosso uso da água, muitas vezes, inadequado, impróprio, senão irresponsável até”. “Assim, tomamos consciência de que a água é um bem, mas Deus coloca em nossas mãos o seu cuidado, para que a água possa vir para todos”, disse.

“Essa nossa manifestação quer ser uma tomada de consciência de que é possível viver com menos água, do que talvez nós gastamos normalmente. Com a economia, nós vimos que dá para usar melhor a água. Usamos um bem que é de todos”, acrescentou o Cardeal, recordando que em 2006, a Igreja no Brasil abordou o tema da água na Campanha da Fraternidade.

Durante a procissão, também foram distribuídas garrafas de água mineral para as pessoas em situação de rua, iniciativa da Pastoral do Povo da Rua, que arrecadou água das comunidades a paróquias da arquidiocese, chamando a atenção para essa parcela da população, que mais sobre com a crise hídrica, por não ter acesso à água potável e nem condições de armazená-la.


Cardeal Scherer envia carta à Arquidiocese por ocasião da Semana Santa

Em carta enviada para toda a Arquidiocese de São Paulo, o arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer motivou o clero, religiosos e fiéis leigos para que vivam intensamente a Semana Santa, especialmente o Tríduo Pascal, ponto alto da fé cristã católica. “Esta é a celebração central de toda a nossa Liturgia”, afirmou.

“Desejo, por isso, convidar a todos os caríssimos filhos da Arquidiocese de São Paulo para uma intensa participação nas celebrações da Semana Santa e da Páscoa, num clima de fé e piedade”, manifestou Dom Odilo.

A mensagem também foi oportunidade de o Cardeal Scherer transmitir “os votos de feliz e abençoada Páscoa para todos”.

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril 2015Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval NevesResponsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SPSite da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br