quarta-feira, 1 de abril de 2015

CATEQUESE

COMO ERA A CATEQUESE NA PRIMEIRA FAMÍLIA SEGUIDORA DE JESUS (*)
O discurso sobre Cristo tem pouquíssimas palavras. E a comunidade primitiva se mantinha unida e fiel ao Senhor. Quando queremos falar do Kerigma (anúncio) da Boa Notícia sobre Cristo, recorremos aos Atos dos Apóstolos. Demonstramos como era feita esta notável pregação, em três pontos:

a) Jesus morreu e ressuscitou

Qual era a primeira parte deste anúncio fundamental da catequese dos primeiros séculos? Era uma teologia? Uma teoria? Não. Era uma narração de fatos que aconteceram nas terras da Galiléia, Judéia e especialmente em Jerusalém. Todos esses fatos se referiam a uma pessoa: Jesus Cristo, que foi servo e humilhado e, agora, é o Senhor de todos os povos. Esta pessoa tornou-se a medula e o eixo de uma nova história. Tudo é iluminado por ela. Assim resumiam os pregadores esta mensagem essencial: “Jesus, Nazareno, aprovado por Deus com milagres e sinais, vós o matastes, crucificando-o pela mão dos ímpios; mas Deus o ressuscitou. Foi exaltado pela direita de Deus; Ele recebeu do Pai o Espírito Santo e o derramou, e é isto que vedes e ouvis”(At 2,22-23.33). A paixão, morte e ressurreição são o cerne vivo de toda a primeira parte da pregação dos apóstolos, discípulos e diáconos da Igreja. A catequese deve recuperar a força e a vibração desta Boa-Nova.

b) Fundamentação bíblica

O coração desta pregação encontra seus fortes argumentos na Escritura. Os fatos eram confrontados com a Palavra de Deus. Moisés, os Salmos e os Profetas eram as fontes mais seguras. Personagens do passado eram citados frequentemente. Compararam Jesus com a pedra rejeitada e que se tornou a pedra angular (Is 8,14; At 4,11). Eles recorriam às experiências do Antigo Testamento para provar os acontecimentos do presente.

c) Mudança de vida

Este vigoroso anúncio pascal, iluminado pela Bíblia, era uma convocação à conversão. A Páscoa podia ser vivida em cada cultura e em cada pessoa. A adesão ao Cristo ressuscitado comprometida os cristãos a viverem em projeto comunitário, justo e transformador da realidade que Jesus viveu e pela qual morreu. Os catequistas pregavam com voz firme e grande convicção: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Cristo para a remissão dos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo. Que foi anunciado por João Batista” (cf. At 2,38; Mt 13,11). Este batismo teve sua efusão primeira no dia de Pentecostes (At 2). Era o rito de iniciação ao Reino. O arrependimento era a conclusão dos grandes discursos dos Apóstolos. Indiquemos alguns textos: At 3, 19.26; 5,31; 10,43; 13,38; 17,30. Como foi o primeiro anúncio de João e de Cristo, este tema era destaque para as comunidades cristãs.

Eis os passos pedagógicos da pregação inicial, após a ressurreição de Jesus: Jesus está vivo; as Escrituras já preanunciavam insistentemente tudo o que aconteceu nos últimos dias da vida de Jesus; agora é necessário mudar de vida, arrepender-se dos pecados, ingressando na comunidade dos filhos e filhas de Deus.

Ler: At 2,14-41 e descobrir os temas básicos da catequese apostólica; 3,11-26: quem hoje é o rejeitado? Por quê?

TRABALHOS EM GRUPO

1) Em grupinhos, depois com todos os do grupo, resumir a mensagem de Pedro depois do Pentecostes(At 2,14-36) e as consequências (At 2,37-47).

2) Encenar a “Vida dos Primeiros Cristãos”(At 2,42-47;4,32-37).

3) A catequese tem como objetivo formar comunidades justas, solidárias, fraternas, afetuosas, acolhedoras. Pode-se demonstrar a comunidade com a “Videira e os Ramos” (Jo 15,1-17). O grupo seja criativo e poderá usar uma árvore do local e mostrar, com ela, como os cristãos são chamados a viverem unidos.

Fonte: CANSI, Bernardo. Vamos conhecer e a amar a catequese. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 28-30.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril 2015Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval NevesResponsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SPSite da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br