segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

MISSA DA POSSE DO NOVO PÁROCO FREI ALCIMAR FIORESI, OAR


No dia 30 de janeiro de 2016, na Celebração Eucarística das 18h, na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, São Paulo, aconteceu a posse do novo pároco Frei Alcimar Fioresi, OAR. Sob a presidência de Dom Júlio Endi Akamine, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo - Região Lapa.

Ele estava acompanhado dos concelebrantes: Frei Nicolás (Provincial da Província Santa Rita de Cássia), Frei Alcimar, Pe. Aílton (salesiano), Frei Marcus Vinicius, Frei Gustavo e Frei Clébson (Agostinianos Recoletos).

Estavam presentes os seminaristas agostinianos recoletos, outros seminaristas, religiosas, um grande número de paroquianos e amigos/as do Frei Alcimar, de Franca e Vitória.

O comentarista Frei Rhuam deu início com a recitação do Angelus e depois fez os comentários iniciais da Liturgia do 4.º Domingo do Tempo Comum.. Dirigiu palavras de acolhida ao Bispo, aos sacerdotes, aos frades agostinianos, aos seminaristas, aos paroquianos e aos visitantes. Em seguida Frei Rhuam leu uma biografia de Frei Alcimar e no final o povo o acolheu com uma salva de palmas.

Foi lido pelo Frei Marcus o documento de pároco emitido pelo Bispo e Dom Júlio explicou à Assembleia e ao Frei Alcimar as funções do pároco: pastor, Ministro da Palavra, testemunha da fé católica e fidelidade a Deus e à Santa Mãe Igreja. Frei Alcimar fez então a Profissão de Fé. Depois, recebeu o Evangelho e o proclamou. Na homilia, Dom Júlio comentou as leituras (Jr 1,4-5.17-19; 1Cor 12,31- 13,13; Lc 4,21-30) destacando a vocação profética realizada com caridade(amor). Pediu também para a Comunidade apoiar o novo pároco com caridade e misericórdia.

Após a homilia, Frei Alcimar renovou as promessas sacerdotais. Recebeu das mãos do Bispo os vários instrumentos que simbolizam o ofício do pároco: as chaves da Igreja, a chave do sacrário, o Ritual do Sacramento do Batismo e a estola roxa. E cada vez que Frei Alcimar mostrava ao povo um destes instrumentos o povo aplaudia...

A Missa prosseguiu na sua normalidade e, após a Comunhão, o Sr. Antônio Silva(Toninho) em nome da Comunidade paroquial, dirigiu ao novo pároco palavras de acolhida e apoio. Então o novo pároco agradeceu a Deus, ao Bispo, ao Provincial, aos confrades, ao salesiano Pe. Aílton, ao frei Gustavo, promotor Vocacional, ao Frei Clébson, que veio junto com os paroquianos/as da Paróquia Nossa Senhora Aparecida(Capelinha), de Franca. Agradeceu também os religiosos e todos que vieram de longe e de perto. Pediu orações para poder exercer o múnus de pároco. Foi muito aplaudido!

O Padre Provincial também tomou a palavra e fez várias considerações: 1)agradeceu Dom Júlio, apresentou os nomes dos confrades que irão conviver com Frei Alcimar( Frei Marcus, Frei Toninho Junqueira e Frei Ademir; 2) Citou três gestos proféticos da paróquia: a)O Sopão, criado há mais de 20 anos pelo frei Egisto( aproveitou para agradecer a dedicação do frei Egisto nos quatro anos à frente da paróquia); b) o trabalho na periferia da paróquia, especialmente no Singapura; c) o trabalho de evangelização nas ruas e nos prédios, um trabalho muito difícil, porém, tão necessário à evangelização nos dias de hoje.

Antes da bênção final, o novo pároco convidou toda a Assembleia para um momento de confraternização no salão paroquial. Em meio a conversas, todos degustaram lanches e salgadinhos acompanhados de refrigerantes.


(Veja as fotos na Galeria de fotos do site da paróquia: www.pnslourdes.com.br/galeria.htm)


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia
http://www.pnslourdes.com.br