segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O QUE NOS ESPERA 2016


O ano de 2016 apenas começou e já se anuncia turbulento. Temos em andamento um processo de impedimento da Presidente da República, que ainda fará falar muito; o Congresso Nacional está com várias frentes de crise e o Judiciário parece que vai ter muito protagonismo político.

A economia não promete vida fácil aos brasileiros; aumento de impostos, contas apertadas, inflação em crescimento, desvalorização do Real, desemprego à vista e prováveis agitações sociais por causa da vida dura generalizada. Haverá novos investimentos no Brasil ou o sistema produtivo será posto em leilão, com empresas estrangeiras sendo vendidas a preços de oportunidade?

Teremos um ano eleitoral, com as eleições municipais e veremos como o quadro político vai se recompor em meio à crise atual. Pode haver muitas surpresas. Mas teremos as olimpíadas no Rio e será festa por um mês... Tomara que sim; e que os atletas brasileiros deem alegrias ao povo.

A Igreja Católica está em pleno Ano Santo extraordinário da Misericórdia, convidando todos a acolherem o perdão de Deus e seu amor misericordioso; ao mesmo tempo, estimula a praticar as obras de misericórdia, seguindo a recomendação de Jesus: “sede misericordiosos como o Pai celeste é misericordioso.” O mundo anda tenso e cheio de conflitos: é preciso falar mais em perdão e reconciliação. Antes, porém, é preciso reconhecer que todos temos necessidade do perdão e da misericórdia de Deus. Não se perdoa, nem se é misericordioso pra valer, sem ter feito antes a experiência profunda do perdão recebido e da misericórdia infinita de Deus.

Neste ano, a Igreja no Brasil também convida a participar com Congresso Eucarístico Nacional de Belém, de 14 a 21 de agosto; a Eucaristia é o grande tesouro da Igreja, pois é o Sacramento do próprio Jesus Cristo, que continua a estar junto com a sua Igreja e se oferece por ela a Deus Pai, em sacrifício de perdão e de santificação. A Igreja faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a Igreja.

De 26 a 31 de julho, será realizada a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, na Polônia. Será um grande momento para a juventude e para toda a Igreja. As condições econômicas, talvez, impedirão a participação de muitos que gostariam de ir à Polônia e será uma pena. Mas dá-se um jeito e será possível participar também à distância. É só se organizar, montar o telão e convidar a turma para viver juntos os momentos mais importantes da Jornada.

Na Arquidiocese de São Paulo, ao mesmo tempo em que procuraremos viver intensamente o Ano Santo da Misericórdia, teremos a preparação do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A partir do primeiro domingo de maio, quando faremos a peregrinação arquidiocesana anual para o Santuário de Aparecida, várias “imagens peregrinas” da Padroeira do Brasil estarão passando de paróquia em paróquia para visitar o povo, confirmar na fé e confortar os filhos que lhe foram confiados pelo próprio Jesus, quando morria na cruz: “filho, eis a tua mãe; mulher, eis o teu filho”.

Será um ano difícil? Sob vários pontos de vista, parece que sim. Mas também poderá ser um ano de crescimento e amadurecimento para todos nós brasileiros. Procuraremos fazer o melhor que estiver ao nosso alcance e, em vez de exigir apenas que os outros cumpram bem o seu dever, também nós façamos o mesmo. Os tempos de crise podem revelar-se ocasiões para o crescimento, a criatividade e a busca de soluções. Talvez também sirvam para que caiamos na conta do muito que gastamos com coisas supérfluas...

E vamos confiando em Deus, que não nos abandona jamais. Pelo contrário: maiores são o sofrimento e a angústia, maior ainda é a certeza de que Deus está por perto. E o Ano Santo da Misericórdia nos ajudará a ser humildes e atentos às necessidades do próximo, que precisa ainda mais que nós. Feliz 2016 para todos os leitores!

Dom Odilo Pedro Sherer - Arcebispo Metropolitano de São Paulo




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia
http://www.pnslourdes.com.br