segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

REFLETINDO A QUARESMA COM SANTO AGOSTINHO


O ciclo litúrgico dos mistérios do Senhor significa a consagração da Igreja e da santificação do tempo, totalmente contrário dos ciclos cósmicos da filosofia antiga. Contra o rolamento perpétuo de séculos sem esperança, a Igreja introduziu a Páscoa, cujo evento central é a ressurreição do Senhor, e espero a ressurreição de todos os homens.

Tal tem sido a revolução final da história, já ordenada e no topo das vezes em dar a Cristo um conteúdo espiritual que os pagãos nunca teve, nem tem o tempo entre os muçulmanos e os hindus.

Nosso tempo está cheio de Cristo, e assim podemos chamá-lo cristão. Então, de pé no meio de Santo Agostinho este evento cósmico, ou casas divididas a divisão do tempo em duas partes: antes e depois da Páscoa.

A primeira é a tentação, luta e tristeza, o segundo de triunfo e alegria. “Desta vez, nossa miséria e gemido significa Quaresma antes da Páscoa, e os 50 dias dedicados ao louvor de Deus representam o tempo de alegria, felicidade descanso, da vida eterna, o reino sem fim ainda chegou.

Há, portanto, duas vezes, uma antes da ressurreição do Senhor, outra depois, aquele em que estamos agora, outra em que esperamos ser. O tempo da Quaresma, que é o nosso tempo presente, é triste. O aleluia pascal significa o tempo de alegria, descanso e possuir o reino. É comum no louvor da Igreja de Deus cantando aleluia – para significar a vida de louvor incessante do reino futuro.

A paixão do Senhor é a nossa vez, nós somos. Os açoites, bofetadas, insultos, cuspir, a coroa de espinhos, o vinho com fel, o vinagre na esponja, insultos, insultos e, finalmente, o pingente de cruz em seu corpo, mas o que elas significam neste tempo que vivemos: o que é triste, a morte, a tentação?

Esse é um tempo. Tempo feio, mas se usá-lo bem, o verdadeiro tempo. O que mais coisa feia adubação um campo? Era mais bonita antes de receber o estrume, mas foi pago a dar frutos. Feiura! “Então, desta vez é um sinal. É tempo, para nós, de fertilidade” (Sermão 254,5).

Apesar de todos os tempos cristã, enquanto vivemos neste mundo, tem uma característica de Quaresma no sentido mencionado acima, Quaresma cristã dispõe de um número limitado de dias para se preparar para a festa da Páscoa espaço.

Este tempo é muito solenemente celebrada na época do Bispo de Hipona: “Eu solenemente recomendar tempo para refletir mais seriamente sobre a sua alma e a penitência corporal está chegando. Porque estes são os mais sagrados 40 dias ao redor do globo da terra em que a abordagem da Páscoa, todos, reconciliados com Deus em Cristo, celebrada com devoção louvável” (Sermão 209, 1).

Este exórdio solene de um sermão quaresmal bem indica a seriedade com que a Igreja promoveu a reconciliação dos cristãos com Deus. Pensamento Central da Quaresma era o mistério da redenção humana operada por Cristo, e deve ser operado pelos cristãos com a cooperação espiritual e física.

Na raiz da espiritualidade quaresmal coloca o Santo humildade: “Por este tempo de humildade que significa nos dias de hoje é a vida deste mundo que Cristo, nosso Senhor, que já morreu por nós, de uma forma novamente sofrem todos os anos com o retorno desta solenidade. Para o que já foi feito em tempo para que seja renovada a nossa vida, é comemorado todos os anos para trazê-lo à mente.

Se, portanto, todo o tempo da nossa peregrinação, vivendo em meio a tentações, temos de ser humildes de coração, quanto mais nos dias de hoje, não só viver, mas também simboliza desta vez na celebração do nosso humilhação!

Nos ensinou a ser humilde humildade de Cristo, ele se entregou à morte pelos ímpios grande nos faz a grandeza de Cristo, pois, ressuscitando, estava à frente de nossa piedade” (Sermão 206, 1).

O cristão, então, é para compartilhar a paixão e a ressurreição de Cristo. Por humildade de paixão, para a glória da ressurreição: este é o caminho espiritual da Quaresma cristã. Assim, a cruz está no meio deste tempo, não só como um sinal de redenção, mas também como uma bandeira da milícia cristã. “E nesta cruz, ao longo desta vida que é realizado por meio de julgamento, deve ser sempre pregado Christian” (Sermão 205, 1).

Qual é o programa espiritual desta vez? O mais pesado do poder espiritual através da meditação da palavra de Deus, ou diremos das verdades eternas, e a crucificação ou corpo, destinado especialmente para a mortificação rápido.

Três tipos de penitência quaresmal a Escritura nos dá três outros personagens da história da salvação: Moisés, Elias e Cristo. Eles nos ensinam que “não devemos resolver e se apegam a este mundo, mas crucificar o velho homem, não em glutonarias e bebedeiras caminhada em prazeres carnais e impurezas, não em contendas e inveja, mas devemos vestir-nos com Jesus Cristo, sem se preocupar as paixões do corpo (Romanos 13,13-14 ).

Mora tanto tempo, oh cristão! Se você não quiser mergulhar na lama da terra, não descer a partir desta cruz. E assim, eles devem viver especialmente neste tempo quaresmal enquanto se aguarda uma nova vida” (Sermão 205, 1).

Quaresma tem um significado total para a vida cristã: renunciando desejos desordenados do mundo. É a mesma exigência batismal com a sua abnegação das vaidades mundanas:  “Nos é recomendado por nossa conduta, enquanto vivemos neste mundo, que se abstenham de os desejos do século, isso indica o jejum desta vez conhecido por todos pelo nome de Quaresma”. (Sermão 270, 3).

A ocupação deste tempo é resumida na meditação da Palavra de Deus, em penitência, jejum e as obras de misericórdia significava particularmente corpo. A Igreja recomenda mais oração para este tempo: “Durante esses dias se dedicam a orações mais frequentes e fervorosas” (Sermão 205, 2).

O objetivo é alcançar a humildade e contrição dos pecados, ou o que ele chama de santo “esforçar-se gemidos” (em gemitu laborare).

O gemido da oração reconhece duas causas: o sentido do pecado e da ausência da pátria durante a peregrinação. Refletir sobre a miséria do pecado e da ausência de Deus e dos grandes ativos que esperamos na vida após a morte Quaresma dá o seu selo de austeridade.

Assim, a memória da paixão de Cristo permeia este programa porque o aniversário do trabalho da paixão de Cristo nos lembra a condição temporária da existência cristã, sujeitos a muitas tentações, e nos confirma na esperança de perdão.

Agostinho também dá grande importância para a execução de obras de misericórdia, e dedica um sermão quaresmal perdão das ofensas. O homem que odeia é uma prisão escura para si mesmo, seu coração é a sua prisão. Por esta razão, ele diz as palavras de João: Aquele que não ama a seu irmão ainda está nas trevas (Jo 3, 15 ).

Este exercício é necessário para os cristãos durante a sua vida, mas Quaresma é quando o coração deve ser purificado, e Agostinho não se cansa de repetir que é um dos exercícios quaresmais que devem ser considerados:

“Atenção a todos os grandes homens e mulheres, e pequenos, leigos e clérigos, e também me dirijo. Ouvi de tudo, todos nós tememos. Se perdemos contra os irmãos, o que quer que enviamos o pai, que também será o nosso juiz; pedir perdão a todos, para que possamos ter ofendido e ferido pelos nossos pecados” (Sermão 211 , 5).

O exercício do perdão mútuo foi muito necessário na diocese de Hipona, porque os africanos eram vingativo. Você também está ciente de que o jejum corporal era uma prática universal da Igreja, com a privação de coisas legais e ilegais”, punir nossos corpos e reduz a servidão e, às paixões desordenadas não arrastar-nos para coisas ilegais, para dominar prevenimos coisas também lícitas”(Sermão 207, 2).

Mas o que é negado para o corpo devem ser distribuídos aos necessitados, porque o jejum não está fazendo o que salva sem a prática da misericórdia. Constantemente liga as três coisas sagradas, jejum, orações e esmolas como um meio para se preparar para a Páscoa: “Temos que dar esmola, o jejum e a oração para superar as tentações do mundo, a vida as obras do diabo, as sugestões da carne, a turbulência temporária e todos os tipos de violência física e espiritual” (Sermão 207, 1) adversidade.

Tudo isso ascese quaresmal é em si qualquer momento. Por isso Santo Agostinho lembra Quaresma à mesma peregrinação humana progride neste mundo entre contradições, lutas e batalhas que só terminam com o feriado da Páscoa. “Os pobres que dão esmolas, o que mais eles são, mas a nossa bagagem, para nos ajudar a transportar os nossos bens da terra para o céu? As entregas para a prateleira e leva para o céu o que você dá” ( Sermão 97 A, 1).

“Minha exortação, irmãos, seria esta: dar o pão e ligue para os portões do pão celestial. O Senhor é o Pão; diz: Eu sou o pão da vida (Jo 5, 35). Como você está indo para dar-lhe a você, quando você sabe que não oferecem os necessitados? Antes que você é um necessitado, e como você mesmo são necessários antes que o outro. Mas ela é necessária para o outro, conforme necessário, enquanto aquele a quem você não está na necessidade de ninguém. Faça o que você quer que ele faça com você (Sermão 389, 6).

(Do livro do Pe. Victor Capánaga Agostinho, mestre da conversão cristã, Madrid 1974, pp 417-420, Panedas rápida P. Paul, remo).




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia
http://www.pnslourdes.com.br