segunda-feira, 1 de julho de 2019

CATEQUESE

O PAPA FRANCISCO PARA AS CRIANÇAS DA PRIMEIRA COMUNHÃO: “JESUS NOS DÁ A FORÇA PARA CAMINHAR”


VATICANO, 27 Mai. 13 / 10:40 am (ACI/EWTN Noticias).- Na manhã de ontem, ao realizar sua primeira visita pastoral a uma paróquia de Roma, a Paróquia de Santa Isabel e Zacarias, onde presidiu a Santa Missa e deu a Primeira Comunhão a 16 crianças, o Papa Francisco remarcou que "Jesus nos dá a força para caminhar".

Em sua homilia, que foi um diálogo com as crianças que iam receber a sua Primeira Comunhão, o Santo Padre sublinhou que "Jesus caminha conosco, nos ajuda, nos guia. E também nos dá a força para caminhar. Sustenta-nos nas dificuldades e também nas tarefas da escola". Este último motivou as alegres risadas das crianças presentes.

"Esta é a vida cristã, falar com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Jesus nos salvou, mas também caminha conosco na vida".

Francisco recordou às crianças que "o Pai cria o mundo, Jesus nos salva e o Espírito Santo o que faz? Ele nos ama, nos dá o amor".

O Papa perguntou às crianças "como Jesus nos dá força? Isto vocês sabem", ao que eles responderam "com a comunhão".

"Com a comunhão nos dá a força", indicou o Papa, "Ele vem a nós. Mas um pedaço de pão nos dá tanta força?".

"Não", responderam as crianças, negando que se trate de um simples pedaço de pão, "é o Corpo de Cristo".

O Santo Padre indicou que aquilo que está sobre o altar parece "pão, mas não é propriamente pão, é o Corpo de Jesus".

"Jesus vem ao nosso coração. Pensemos nisso, o Pai nos deu a vida, Jesus nos deu a salvação, nos acompanha, nos guia, nos sustenta, nos ensina. O Espírito Santo, nos ama, nos dá o amor. Pensemos em Deus assim e peçamos à Virgem, nossa Mãe que venha sempre rapidamente para nos ajudar, que nos ensine a compreender bem como é Deus".

O Papa também assinalou às crianças o exemplo da Virgem Maria, que "quando ela acabou de receber o anúncio de que seria a mãe de Jesus e também a notícia de que sua prima Isabel estava grávida – diz o Evangelho – saiu depressa, não esperou. Não disse: ‘Mas agora estou grávida, devo cuidar de minha saúde, minha prima tem amigos que poderão ajudá-la’".

"Ela ouviu algo e ‘saiu depressa’. É bonito perceber isso da Virgem Maria, nossa Mãe, que vai com pressa, porque tem isso dentro de si: ajudar. Vai para ajudar, não para se gabar e dizer a sua prima: ‘Mas escute, agora eu que mando, porque sou a Mãe de Deus!’ Não, não fez isso. Foi até lá para ajudar! E Nossa Senhora é sempre assim. É a nossa Mãe, que sempre vem imediatamente quando precisamos".

Francisco disse que "seria bom adicionar às Ladainhas da Virgem uma que diga assim: ‘Senhora que vai com pressa, rogai por nós’, porque ela vai sempre depressa, não se esquece de seus filhos".

"Quando seus filhos estão com problemas, têm alguma necessidade e a invocam, ela vai imediatamente. E isso nos dá a segurança, a segurança de ter a Mãe ao lado, sempre ao nosso lado".

O Papa pediu que "pensemos nesta graça da Virgem de estar perto de nós sem nos fazer esperar. Ela está sempre para nos ajudar. Tenhamos confiança nisto".





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br