segunda-feira, 1 de julho de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: CNBB

Papa nomeia cardeal Raymundo como seu Enviado Especial para o centenário da coroação de Nossa Senhora de Chiquinquirá, na Colômbia.


O Papa Francisco nomeou o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, seu Enviado Especial para a celebração dos cem anos da coroação de “Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá”, Padroeira da Colômbia.

A celebração do centenário de coroação se realizará no Santuário Mariano Nacional de Chiquinquirá, em 9 de julho próximo. A notícia foi divulgada, nesta terça-feira (25/06), pela Sala de Imprensa da Santa Sé. A celebração coincide com as comemorações do bicentenário de Independência da Colômbia.

Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, cuja festa é celebrada no dia 09 de julho, foi proclamada padroeira da Colômbia pelo Papa Pio VII em 1829. Em 1919, foi coroada canonicamente pelo Papa São Pio X. E em 1927, o Santuário foi declarado Basílica pelo Papa Pio XI.

Chinquinquirá é uma pequena cidade situada às margens do rio Suárez, na Colômbia. É também conhecida como capital da província do ocidente e capital religiosa da nação. Seu nome, na língua dos índios Chibcha, significa “povo sacerdotal”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao cardeal Raymundo. Eis o texto:

Brasília-DF, 25 de junho de 2019

Estimado irmão, Cardeal Raymundo,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alegra-se com a sua designação como Enviado Especial para a celebração do Centenário da Coroação da “Virgem del Rosário de Chinquinquirá”, padroeira da Colômbia, que acontecerá no próximo dia 9 de julho, coincidindo com as comemorações do bicentenário da Independência daquele país.

Saudando-o por esta designação, recordamos as palavras de Pio XII, mais tarde repetidas por são João Paulo II, em junho de 1986: “A Colômbia é um jardim Mariano, em cujos santuários domina, como o sol entre as estrelas, Nossa Senhora de Chiquinquirá”.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

História da coroação de Nossa Senhora de Chiquinquirá.

Em 1908, o provincial dos dominicanos, frei Vicente María Cornejo, e o prior do Santuário, frei José Ángel Lambona, pediram à Santa Sé, a coroação canônica da virgem, seguindo a recomendação da Conferência Episcopal da Colômbia. Os dominicanos custodiam a imagem sagrada de Nossa Senhora de Chiquinquirá.

O Papa São Pio X assinou um decreto favorável, em 09 de janeiro de 1910, no qual estabelecia o dia 09 de julho de 1919 como a data para a coroação.

Como preparação para esta celebração, os dominicanos realizaram uma extensa peregrinação pelos Estados de Boyacá, Santander, Cundinamarca, Caldas, Huila, Tolima e Antioquia, com uma cópia do quadro da imagem sagrada.

A cerimônia de coroação realizou-se na Praça de Bolívar, em Bogotá, em 9 de julho de 1919, na presença do núncio apostólico e do presidente da Colômbia.

O bispo de Tunja, dom Eduardo Maldonado Calvo, coroou as imagens do Menino Jesus e de Nossa Senhora, e disse: “Assim como hoje os coroamos na terra, assim mereçamos ser coroados no Céu”.

“Eu peço humilde e respeitosamente aos Arcebispos e Bispos aqui reunidos, que assim como a República foi consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, da mesma maneira, seja consagrada solene e publicamente, por voto nacional, à Santíssima Virgem, Rainha da Colômbia”, disse ainda o bispo naquela ocasião.



Reunião ordinária do Grupo de Assessores da CNBB acontece na sede da entidade


Os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram na segunda-feira, 24 de junho, para se dedicar ao estudo e ao debate pertinente às suas tarefas específicas na Conferência. Esta foi a primeira reunião que contou com a presença do presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que abriu os trabalhos do grupo. Também esteve presente o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella.

O foco da reunião do grupo de assessores esteve mantido na discussão e reflexão do plano quadrienal, que tem como base as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), de 2019 a 2023, aprovadas na Assembleia Geral da CNBB. Conforme explica Secretário Adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa, a ideia é que os assessores se debrucem nele para que possam estabelecer as diversas iniciativas e atividades das Comissões para os próximos anos.

Padre Marcus apontou também a discussão de um novo grupo de assessores, uma estratégia que segundo ele ainda está bastante incipiente. A ideia é que a CNBB tenha um “núcleo de assessoria” com o objetivo de ampliar a atuação da entidade principalmente na Igreja no Brasil. “O desejo é que a gente possa ampliar essa rede de assessoria com indicação de alguns nomes que depois serão aprovados ou não pela presidência para ampliar essa rede na nossa Igreja”, apontou.

A pauta girou ainda em torno dos serviços para o Conselho Permanente, tendo em vista que os bispos que o compõe estarão presentes pela primeira vez na sede da CNBB, após a Assembleia eletiva de abril. O Conselho Permanente é constituído pela presidência, presidentes das comissões episcopais e membros eleitos dos 18 conselhos episcopais regionais. Os membros estarão reunidos até esta quinta-feira, 27 de junho, com uma pauta extensa.

Ainda segundo o Secretário Adjunto de Pastoral, o novo organograma da CNBB e a nova composição do grupo de assessores das Comissões também estiveram na pauta da reunião.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br