segunda-feira, 1 de julho de 2019

O RETRATO DO NOSSO PAPA FRANCISCO


É, sem sombra de dúvida, um dos Papas mais populares e queridos de toda a História. Conheça a vida deste Homem de Fé, que é um dos maiores exemplos de amor ao próximo, devoção, dedicação e bondade. 


A 17 de dezembro de 1936 nascia Jorge Mário Bergoglio, hoje o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano. Nasceu numa família de imigrantes italianos. O seu pai, Mário Giuseppe Bergoglio Vasallo era um trabalhador ferroviário e a sua mãe, Regina Maria Sivori Gogna era dona de casa. Nascido e criado no bairro de Flores, atual sede do San Lorenzo, o Papa Francisco é o mais velho de cinco filhos. Fez graduação e mestrado em Química e na juventude teve uma doença respiratória que acabou por originar a perda de um pulmão. 

Durante a sua adolescência, teve uma namorada, Amália, a quem acabou por pedir em casamento. Segundo consta a relação não foi avante e acabou por enveredar pela carreira de padre. Sendo assim, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em março de 1958. Graduou-se em Filosofia em 1960 e, entre os anos 1964 e 1966, ensinou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Graduou-se em Teologia em 1969 e, no mesmo ano, recebeu a ordenação presbiteral. Emitiu os seus últimos votos na Companhia de Jesus em 1973 e acabou por ser nomeado Mestre de Noviços, no Seminário da Villa Barilari, em San Miguel. No mesmo ano, foi eleito superior provincial dos jesuítas, na Argentina.

No período de 1980 a 1986, foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel. Após o seu doutorado na Alemanha, foi confessor e diretor espiritual em Córdoba. Além do espanhol, já na altura falava fluentemente italiano, alemão, francês e inglês, tendo razoáveis conhecimentos de português.
Em 20 de maio de 1992, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Buenos Aires e a sua ordenação episcopal deu-se a 27 de junho de 1992. Em 3 de junho de 1997, foi nomeado arcebispo coadjutor de Buenos Aires e, um ano mais tarde, foi nomeado ordinário para os fiéis de rito oriental sem ordinário próprio na Argentina, pelo Papa João Paulo II.

A 13 de Março de 2013 foi eleito Papa, no segundo dia do conclave, escolhendo o nome de Francisco como uma referência a Francisco de Assis e à sua simplicidade e dedicação aos pobres. Sucedeu ao Papa Bento XVI que abdicou ao papado. Foi então o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, o primeiro Papa do continente americano, do Hemisfério Sul e o primeiro não europeu investido como bispo de Roma em mais de 1200 anos.

Estilo pessoal

Sendo o Papa Francisco um Jesuíta, membro de uma ordem religiosa onde se professam votos de pobreza, é conhecido por um estilo pessoal despojado e desprovido de luxos. Durante os seus anos como cardeal em Buenos Aires, vivia num pequeno e austero quarto atrás da Catedral Metropolitana e usava normalmente o transporte público, como é o caso do metro ou do autocarro, além de cozinhar a sua própria comida. Eleito Papa, continuou a usar o crucifixo que usava enquanto era cardeal, feito em aço e não de ouro. Também optou por continuar a fazer uso dos sapatos totalmente pretos, em vez dos tradicionais múleos, algo que, por exemplo, São João Paulo II fez em algumas vezes.

Mostrando desde o início do papado um estilo mais simples, coerente com a sua condição de jesuíta com votos de pobreza, Francisco dispensou a limusine blindada papal para comparecer a um primeiro encontro, na residência de Santa Marta, no dia seguinte à sua eleição, preferindo um veículo comum. E espantou a todos ao pagar pessoalmente a conta do hotel onde se hospedou para o Conclave, hotel este pertencente à própria Igreja Católica.

Na semana seguinte em que foi eleito, diz-se que ligou diretamente do Vaticano para a banca da Praça de Maio, em Buenos Aires, onde comprava os seus jornais e as suas revistas quando vivia na cidade, para cumprimentar o jornaleiro, seu amigo de muitos anos, e para o avisar que dificilmente voltariam a encontrar-se devido ao facto de recentemente ter sido eleito Papa.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho de 2019

Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br