quinta-feira, 3 de outubro de 2019

AGOSTINIANOS RECOLETOS EM MISSÃO

AGOSTINIANOS RECOLETOS E OS TERRITÓRIOS MISSIONÁRIOS
Mons. Mario
Desde a origem da Ordem dos Agostinianos Recoletos, no final do século XVI, o movimento de reforma que se realiza na província agostiniana de Castela leva os novos membros da OAR a difundir o Evangelho nos lugares de missão. Já em 1605, eles iniciaram o trabalho missionário nas Filipinas, a primeira missão dos agostinianos recoletos. Alguns anos depois, eles foram para o Japão. A primeira metade do século XX foi a que teve a maior expansão missionária.

Cuba foi o último país onde os agostinianos recoletos iniciaram uma nova missão. Quatro missionários agostinianos recoletos chegaram a Antilla em fevereiro de 2018.

Um estatuto de missão

Dentro do quadro legislativo da Ordem, desenvolveu um Estatuto das Missões, mais particularmente dirigido aos gerentes e aos próprios missionários. Consiste em 52 números com fundamento doutrinal, identidade dos missionários agostinianos recoletos e questões práticas de atividade missionária e animação missionária.

O Estatuto se aprofunda nos aspectos já indicados pelas Constituições e atribui grande importância ao testemunho pessoal dos missionários, à promoção do povo de maneira integral, ao compromisso social, ao diálogo ecumênico e inter-religioso, à cooperação e à promoção do povo, animação, corresponsabilidade com os leigos e o importante papel dos superiores religiosos em seu apoio e determinação.

AS MISSÕES DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

. Prelazias de Lábrea e Marajó (Brasil).
. Vicariato de Trindad (Colômbia), Diocese de Shanggiu (China).
. Prelazia de Bocas del Toro (Panama), Prelazia de Chota (Peru).
. Missão em Kachisiung (Taiwan), Missão de Kamabai (Serra Leoa) e Missão de Antilla (Cuba).

PRELAZIA DE LÁBREA NO BRASIL


Os agostinianos recoletos começaram esta missão em 8 de agosto de 1925.
É atualmente assistida pela Província de San Nicolau de Tolentino desde 19 de novembro de 1979. Anteriormente pertencia às províncias de Santo Tomas de Villanueva e Santa Rita.

Tem uma extensão de 230.200 Km². Sua população é de 78.832 habitantes.

Atualmente, existem três comunidades de agostinianos recoletos em Lábrea, Pauiní e Tapauá. No total, oito religiosos agostinianos recoletos participam de ações e centros sociais de apoio a crianças em risco de exclusão social.

Bispo: Dom Santiago Sánchez Sebastián, OAR.

Conheça em detalhes a fascinante história da Missão Lábrea na pãgina de nosso site:http://www.pnslourdes.com.br/labrea-missao-agostiniana/

Prelazia do Marajó, no Brasil


Os agostinianos recoletos começaram esta missão em 19 de outubro de 1930.
Tem sido assistido desde a sua criação pela Província de Santo Tomás de Villanueva.

Possui uma área de 105.000 km². Sua população é de 260.000 habitantes.

Atualmente, existem três comunidades de agostinianos recoletos nas cidades de Salvaterra, Breves e Portel. No total, 11 religiosos agostinianos recoletos encarregados de participar de ações sociais e centros educacionais.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br