sexta-feira, 1 de novembro de 2019

ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS - OAR

SÍMBOLO E IMAGEM DA IDENTIDADE DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS



A imagem identitária -símbolo- da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) tem o objetivo de promover ainda mais a comunicação com Deus e a aproximação das pessoas no mundo todo, dentro e fora da família agostiniana-recoleta, para que todos possam conhecer e vivenciar o carisma, partilhando os dons no desejo de unir mais as pessoas à si mesmas e à Deus.

Foi no ano de 2016 que a Ordem inaugurou seu novo site na internet e apresentou sua nova imagem identitária. É uma imagem renovada, limpa, acentuando o visual, mas sem esquecer a essência e o carisma próprios da OAR. O site na internet vai de encontro ao objetivo de "caminhar juntos buscando ter uma só alma e um só coração dirigidos para Deus", segundo recordou o Prior Geral, frei Miguel Miró Miró. 

Com o lançamento do novo site na internet, a Ordem reforçou seus objetivos, resumidos nas seguintes palavras do Prior Geral frei Miguel Miró Miró: "que [o site] seja um lugar de toda a Ordem, que promova a espiritualidade, a comunhão e a missão da Ordem na diversidade de países, culturas e ministérios; e ao mesmo tempo, que todo aquele que queira se aproximar saiba quem somos e o que fazemos". O símbolo da Ordem ilustra a dinâmica de toda a riqueza da espiritualidade vivenciada.

A Ordem pertence a uma grande família formada por religiosos, monjas, fraternidades seculares e jovens, todos compartilhando de uma história que é mais que centenária e com presença em muitos países. Esta realidade fez surgir, ao longo destes anos todos, símbolos e logotipos diversos que em diversas ocasiões dificultaram uma identificação homogênea e adequada. A diversidade de realidades através do mundo onde a Ordem se encontra é um fato que enriquece toda a família dos Agostinianos Recoletos. 

A Ordem se identificou tradicionalmente com seu brasão e, com a finalidade de unificar todas as realidades, o símbolo (logotipo) passar a ser a imagem identitária da Ordem. 

Uma imagem que resume o carisma agostiniano 
  1. Somos coração: Os membros da Ordem dos Agostinianos Recoletos desejam ser um só coração, vivendo em comunidade de irmão o amor a Deus.
  2. Somos fogo: Uma paixão ardente herdada do carisma de Santo Agostinho. Somos fogo, espírito, calor, luz, pentecostes, paixão, amor.
  3. Somos entrega: Somos serviço, sacrifício, apostolado, paixão, ministério e cruz.
  4. Somos busca: A formação é um ponto muito forte dentro do carisma da Ordem: a busca de Deus. Somo Busca, Verdade, amizade, felicidade, sentindo, descanso, consolo.
Fonte: Site da Ordem, internet e redes sociais



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Novembro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br